A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Cleuza da Silva Freire Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Dagmar Modesto Batista Barros Educação de Tangará da Serra – UNISERRA
  • Marta Maria Rodrigues de Miranda UNINTER – Centro Universitário Internacional
  • Mickyciele da Silva Caldas Almeida Faculdade  - FAVENI
  • Thaysa Carla Lemes das Chagas INVEST
  • Verônica Delgado do Nascimento Barbosa Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2913

Palavras-chave:

Psicomotricidade. Educação psicomotora. Dificuldades de aprendizagem.

Resumo

Este estudo teve como objetivo explorar a importância da Educação Psicomotora na educação infantil para a prevenção de dificuldades de aprendizagem. Procuramos, então, conhecer os fundamentos teóricos da psicologia, necessários ao desenvolvimento humano. Posteriormente, foi pesquisada a história da educação psicomotora e sua aplicação nas escolas. Estão sendo realizadas várias pesquisas sobre a importância do papel do professor nessa área, visto que este profissional tem grande influência no desenvolvimento das crianças. Apresenta-se também uma análise da relação  entre educação psciomotora e dificuldades de aprendizagem, considerando que é possível preveni-las por meio de um trabalho psicológico satisfatório desde os primeiros anos de vida. Contribuições teóricas para esta construção vêm dos seguintes autores: Fonseca (1995a, 1995b), Bueno (1998), Le Boulch (1988), Lapierre e Lapierre (2002), Dockrell e McShane (2000), Rossi (2012).

 

Biografia do Autor

Cleuza da Silva Freire , Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduada em Pedagogia – Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Dagmar Modesto Batista Barros, Educação de Tangará da Serra – UNISERRA

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Especial – Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra – UNISERRA

Marta Maria Rodrigues de Miranda, UNINTER – Centro Universitário Internacional

Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista – UNIP, Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva pela UNINTER – Centro Universitário Internacional.

Mickyciele da Silva Caldas Almeida, Faculdade  - FAVENI

Graduada em Pedagogia pela Universidade Pitágoras – UNOPAR, Especialista em Educação Infantil: prática pedagógica pela Faculdade  - FAVENI.

Thaysa Carla Lemes das Chagas, INVEST

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo, Especialista pela INVEST.

Verônica Delgado do Nascimento Barbosa, Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Cândido Rondon – UNIRODON, Especialista em Educação Infantil na Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC.

Downloads

Publicado

16/11/2021

Como Citar

Freire , C. da S., Barros, D. M. B. ., Miranda, M. M. R. de ., Almeida, M. da S. C. ., Chagas, T. C. L. das ., & Barbosa, V. D. do N. . (2021). A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2788–2797. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2913

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)