A LEITURA E A ESCRITA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Célia de Siena Rodrigues de Siqueira Instituto Cuiabano de Educação – ICE
  • Claudia Dias Barbosa Universidade de Cuiabá – UNIC.
  • Cleide Aparecida Pereira Cirino Instituto Superior de Educação IBITURUNA
  • Joice Ferreira de Oliveira Alencar Cardoso Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
  • Layra Milena da Silva Suquere Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC.
  • Verônica Delgado do Nascimento Barbosa Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2984

Palavras-chave:

Educação Infantil. Formação. Leitura e escrita.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a importância da leitura e da escrita para o desenvolvimento de crianças na educação infantil, de modo a promover maior interação com o mundo literário e poder realizar ações ativas nesse processo. Portanto, é necessário pensar e planejar este espaço e proporcionar momentos de ludicidade, o que ajuda cada participante a imaginar ativamente, transformar ideias em ações concretas, e utilizar materiais e recursos existentes para obter um desenvolvimento integral. Os educadores devem se inspirar a receber uma formação contínua para atuar na área, com o objetivo de promover um momento de diversão e conhecimento, que auxilie no desenvolvimento humano de todos.

 

Biografia do Autor

Célia de Siena Rodrigues de Siqueira, Instituto Cuiabano de Educação – ICE

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo, Especialista em Educação Infantil e Especial Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas – Mantidas pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Claudia Dias Barbosa, Universidade de Cuiabá – UNIC.

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC.

Cleide Aparecida Pereira Cirino, Instituto Superior de Educação IBITURUNA

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT,  Especialista em  Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Superior de Educação IBITURUNA.

Joice Ferreira de Oliveira Alencar Cardoso, Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.

Layra Milena da Silva Suquere, Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC.

Graduada em Pedagogia pela Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas – Mantidas pelo Instituto Cuiabano de Educação - ICE, Especialista em Educação Especial e Inclusão com Ênfase em AEE pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC.

Verônica Delgado do Nascimento Barbosa, Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Cândido Rondon – UNIRODON, Especialista em Educação Infantil nas Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Siqueira, . C. de S. R. de ., Barbosa, C. D. ., Cirino, C. A. P. ., Cardoso, J. F. de O. A. ., Suquere, L. M. da S. ., & Barbosa, V. D. do N. . (2021). A LEITURA E A ESCRITA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2961 2969. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2984