A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

Doi.org/10.29327/211653.5.3-4

Autores

  • Cássia Marta Felix Alves de Araújo Faculdade Atenas College University.
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Atenas College University

Palavras-chave:

Psicologia. Contexto Pedagógico. Afetividade.

Resumo

Esta pesquisa fundamenta-se na análise bibliográfica com a contribuição de diversas áreas do conhecimento que convergem para a temática em comento, buscando trazer preceitos que conceituam e estruturam o papel da afetividade nos âmbitos educacionais, psicológicos, sociais e jurídicos. O objetivo aqui destacado é a análise profunda de como esse sentimento atua na conjuntura social humana, e como o corpo docente, como guia institucional, também pode desempenhar funções no desenvolvimento intelectual fazendo uso das técnicas baseadas na individualização e particularidades de cada educando, sendo todas fundamentas no desenvolvimento do princípio da confiança gerada através do afeto. Inicialmente foram analisados os estudos que levaram à constatação de que o vínculo afetivo em sala de aula é benéfico para corpos docentes e discentes, e após tal verificação, foram desenvolvidos os tópicos inerentes aos mais diversos aspectos da temática aqui abordada. Como resultado, verificou-se que a afetividade realmente é um fator relevante que exerce influência na aprendizagem das crianças, visto que a afetividade é um das ferramentas que influenciam esse processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Cássia Marta Felix Alves de Araújo, Faculdade Atenas College University.

Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); especialista em Gestão Educacional pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB); e mestranda em Ciências da Educação pela Faculdade Atenas College University. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, Atenas College University

Graduado em Biologia pela UFPE. Doutor em Biologia pela UFPE. Professor do Mestrado em  Ciências da Educação pela Faculdade ALPHA. 

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Araújo, C. M. F. A. de, & Coutinho, D. J. G. . (2019). A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA : Doi.org/10.29327/211653.5.3-4. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 5(3), 18. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/29