A PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL LHE É FAMILIAR? INVESTIGANDO SOBRE A PR NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Christiane Cunha de Oliveira Universidad Del Sol

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9981

Palavras-chave:

Educação. Desenvolvimento socioemocional. Psicomotricidade Relacional. Afetividade inclusão.

Resumo

Diante dos vários dilemas civilizatórios pós-século XX como, crise de energia, crise econômica e crise comportamental, entre outros, que vêm velozmente afetando os formatos das relações humanas e que geram uma maior necessidade de cuidados com a saúde socioemocional das pessoas, a escola deve posicionar-se, buscando entender sua própria identidade para que possa investir no desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos seus pares. Pesquisadores vêm comunicando que a “Psicomotricidade Relacional” na escola pode promover uma comunicação afetiva-emocional, indispensável para a conquista do conhecimento e do bem-estar. Para melhor entender sobre o tema “Psicomotricidade Relacional” (PR) e averiguar se a escola em que trabalha faz uso dessa ferramenta pedagógica, a autora do presente trabalho desenvolveu um estudo, alavancando inicialmente as seguintes perguntas: Qual o conceito e a gênese da “Psicomotricidade Relacional”? A escola onde trabalho faz uso da PR? Os gestores, professores têm conhecimento desse assunto ou praticam a PR por meio do senso comum? Para tentar responder as essas pertinentes indagações, a pesquisadora do presente trabalho selecionou relevantes referências como: Emmi Pikler e sua abordagem sobre o desenvolvimento infantil; a psicomotricidade em Winnicotti; José Leopoldo Vieira, André Lapierre, Isabel Bellaguarda Batista e seus estudos sobre PR. O teve objetivo principal foi o de comunicar conceitos e aspectos da psicomotricidade, além de tecer discussões sobre a influência da motricidade relacional no contexto socioemocional e cognitivo da relação professor-aluno a partir das percepções obtidas na pesquisa de campo. Os seguintes objetivos específicos foram delineados: Investigar o conhecimento dos professores entrevistados sobre a temática “psicomotricidade relacional”; constatar ou não se há ações de promoção do desenvolvimento integral das crianças, envolvendo os aspectos: cognitivo, social, psicoafetivo e psicomotor no trabalho dos docentes. Para ter acesso às opiniões de outros professores sobre a referida temática, a autora do presente trabalho desenvolveu e executou uma pesquisa de campo com uma amostra de docentes da rede de escola, na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. O instrumento de pesquisa utilizado foi o Google Forms. O presente estudo se identifica como uma pesquisa-ação de natureza quali-quantitativa.  Os dados foram tratados estatisticamente no programa Excel. Os resultados revelaram que os professores consideram a perspectiva da abordagem psicomotora relacional uma importante estratégia pedagógica no contexto dos desafios que a sociedade moderna impõe as crianças e aos jovens, fundamentalmente no contexto da inclusão; a PR se incluída no cotidiano escolar como atividade complementar ao trabalho pedagógico que faz uso da afetividade e ludicidade, atende ao desenvolvimento de competências sociais e emocionais do estudante; a psicomotricidade relacional é uma ferramenta que pode melhorar a qualidade de vida não somente do estudante, mas, também a do professor.  Finalmente, os professores comunicaram por meio de suas respostas a necessidade de um conhecimento mais amplo sobre PR para que possam tecer discussões de melhor qualidade sobre o assunto. Isso aponta para a necessidade da oferta da formação em PR em uma maior dimensão para todos os atores que trabalham com educação.

Biografia do Autor

Christiane Cunha de Oliveira, Universidad Del Sol

Doutoranda em Educação pela Universidad Del Sol, Fortaleza, Ceará, Brasil.   Mestra em Educação pela Universidad Del Sol, Fortaleza, Ceará. Professora da Educação Infantil do Município de Fortaleza, Ceará, Brasil. 

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Publicado

2023-05-31

Como Citar

Oliveira, C. C. de. (2023). A PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL LHE É FAMILIAR? INVESTIGANDO SOBRE A PR NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA PÚBLICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 2292–2317. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9981