A INFLUÊNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA O LETRAMENTO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRANCISCO ARAÚJO

Autores

  • Mozarina Mendes Sousa Universidad Interamericana
  • Marcel Pereira Pordeus Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2325

Palavras-chave:

Letramento. Língua Portuguesa. Contação de História. Alfabetização.

Resumo

Este estudo é um recorte da minha dissertação de mestrado, e contou com apoio de pesquisadores na formação das ideias aqui assentadas. Deste fato, esta pesquisa buscou verificar e apresentar como a contação de histórias, em geral, pode influenciar no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando uma aprendizagem significativa, principalmente quando falamos em relação ao letramento que pode ser definido de maneira simplificada como a capacidade de usar diferentes tipos de material escrito. Apresentamos a opinião de professores e de alunos sobre o uso dessa importante ferramenta, que é a contação de história, e se ela influencia o interesse do aluno em seu desempenho escolar, principalmente no que tange à leitura e à escrita. Apresentamos dois estudos aplicados na Escola Municipal de Educação Infantil Francisco Araújo, no município de Maracanaú-CE. Um estudo quantitativo sobre a opinião dos professores da área de linguagens e códigos sobre a influência do uso de contação de história no letramento dos alunos. Através dos resultados podemos concluir que estamos diante de uma poderosa ferramenta no auxílio do processo de ensino aprendizagem visando ao letramento infantil, que é a contação de história buscando a formação de alunos críticos e reflexivos que tiveram um grande enriquecimento educacional com o uso dessa ferramenta.

Biografia do Autor

Mozarina Mendes Sousa, Universidad Interamericana

Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana. E-mail: mozarinamendes@gmail.com.

Marcel Pereira Pordeus, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. E-mail: marcel.pordeus@aluno.uece.br.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Sousa, M. M. ., & Pordeus, M. P. . (2021). A INFLUÊNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA O LETRAMENTO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRANCISCO ARAÚJO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1236–1248. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2325