INCLUSÃO SEM BARREIRAS: JUVENTUDE E ESPAÇOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Edinéia Bueno FAEC
  • Queila Pereira Santos Faculdade Claretiano Centro Universitário
  • Edsangela Gosler Casciano Alves Faculdade Claretiano Centro Universitário
  • Cláudia Lima de Araujo Faculdade ULBRA
  • Hellen Maura Lucidia Ribeiro UNOPAR
  • Eliene Barbosa do Nascimento de Freitas ULBRA
  • Diógenes José Gusmão Coutinho UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.17924

Palavras-chave:

Juventude. Inclusão educacional. Barreiras educacionais. Espaços educativos. Políticas públicas. Acesso à educação.

Resumo

Este artigo aborda a inclusão de jovens em espaços educacionais e a importância de superar as barreiras que dificultam seu pleno acesso e participação. A análise enfoca os desafios enfrentados por jovens de diferentes contextos sociais, econômicos e culturais dentro do sistema educacional, destacando as dificuldades que eles encontram para ingressar e se manter na escola. A pesquisa também examina práticas e políticas públicas que buscam promover uma educação acessível e inclusiva para todos. O estudo reflete sobre a relação entre a juventude e as escolas, entendendo-as como espaços fundamentais para socialização, aprendizagem e construção de identidade. Por meio de uma metodologia qualitativa, com base em revisão bibliográfica e análise de políticas educacionais, o trabalho identifica as barreiras mais comuns encontradas pelos jovens e sugere alternativas para a criação de ambientes mais equitativos e transformadores. A conclusão reforça a necessidade de uma abordagem educacional que valorize as experiências, saberes e culturas dos estudantes, promovendo uma educação que favoreça o respeito à diversidade e contribua para a construção de um futuro mais justo e igualitário. Este estudo aponta para a urgência de reformular as práticas e políticas educacionais, de modo a garantir que todos os jovens tenham oportunidades reais de desenvolvimento e integração no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Edinéia Bueno, FAEC

Graduada/Pós-Graduada em Pedagogia, licenciatura pela Faec-Faculdade de Educação de Colorado do Oeste.

Queila Pereira Santos, Faculdade Claretiano Centro Universitário

Graduada Em: Pedagogia, Licenciatura/Gestão Escolar, História, Artes Visuais e Psicopedagoga Clínica e Institucional - pela Faculdade Claretiano Centro Universitário. Graduada em: Filosofia pela Faculdade FAVENI, pós-graduada em: Educação Infantil/Pedagogia Social pela Faculdade FUTURA. Alfabetização E Letramento/Educação Especial E Inclusiva/História/Geografia/Filosofia/ Sociologia/Arte Educação E Terapia/Psicopedagogia Clínica E Institucional pela Faculdade UNINA Aba-Análise Do Comportamento Aplicada pela Faculdade FAVENI Neurociência Aplicada À Aprendizagem/Psicologia Cognitiva e Comportamental Neuropscopedagogia Institucional E Clínica pela Faculdade FACUMINAS.

Edsangela Gosler Casciano Alves, Faculdade Claretiano Centro Universitário

Graduada em Licenciatura em História pela Faculdade Claretiano Centro Universitário. Pós-graduada em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar, História e Geografia pela Faculdade Unina.

Cláudia Lima de Araujo, Faculdade ULBRA

Graduada/Pós-graduada em Pedagogia pela Faculdade ULBRA.

Hellen Maura Lucidia Ribeiro, UNOPAR

Graduada em História pela UNOPAR. 

Eliene Barbosa do Nascimento de Freitas, ULBRA

Graduada e licenciada em Letras Português e Literatura da Língua Portuguesa pela Universidade Luterana (ULBRA-2010). 

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Graduado em Biologia pela UFRPE. Doutor em Biologia pela UFPE.

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Publicado

2025-02-04

Como Citar

Bueno, E., Santos, Q. P., Alves, E. G. C., Araujo, C. L. de, Ribeiro, H. M. L., Freitas, E. B. do N. de, & Coutinho, D. J. G. (2025). INCLUSÃO SEM BARREIRAS: JUVENTUDE E ESPAÇOS EDUCACIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 208–224. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.17924