INCLUSÃO SEM BARREIRAS: JUVENTUDE E ESPAÇOS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.17924Palavras-chave:
Juventude. Inclusão educacional. Barreiras educacionais. Espaços educativos. Políticas públicas. Acesso à educação.Resumo
Este artigo aborda a inclusão de jovens em espaços educacionais e a importância de superar as barreiras que dificultam seu pleno acesso e participação. A análise enfoca os desafios enfrentados por jovens de diferentes contextos sociais, econômicos e culturais dentro do sistema educacional, destacando as dificuldades que eles encontram para ingressar e se manter na escola. A pesquisa também examina práticas e políticas públicas que buscam promover uma educação acessível e inclusiva para todos. O estudo reflete sobre a relação entre a juventude e as escolas, entendendo-as como espaços fundamentais para socialização, aprendizagem e construção de identidade. Por meio de uma metodologia qualitativa, com base em revisão bibliográfica e análise de políticas educacionais, o trabalho identifica as barreiras mais comuns encontradas pelos jovens e sugere alternativas para a criação de ambientes mais equitativos e transformadores. A conclusão reforça a necessidade de uma abordagem educacional que valorize as experiências, saberes e culturas dos estudantes, promovendo uma educação que favoreça o respeito à diversidade e contribua para a construção de um futuro mais justo e igualitário. Este estudo aponta para a urgência de reformular as práticas e políticas educacionais, de modo a garantir que todos os jovens tenham oportunidades reais de desenvolvimento e integração no ambiente escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY