FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS REFLEXIVAS NO ENSINO

Autores

  • Edinéia Bueno FAEC
  • Queila Pereira Santos FACUMINAS
  • Edsangela Gosler Casciano Alves Unina
  • Cláudia Lima de Araujo Faculdade ULBRA
  • Eliene Barbosa do Nascimento de Freitas Universidade Luterana
  • Hellen Maura Lucidia Ribeiro UNOPAR
  • Diógenes José Gusmão Coutinho UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18214

Palavras-chave:

Formação de professores. Práticas reflexivas. Ensino. Reflexão. Desenvolvimento profissional.

Resumo

A formação de professores e a implementação de práticas reflexivas no ensino são fundamentais para o aprimoramento da qualidade educacional. Este processo visa promover a capacitação dos docentes para que estes possam refletir sobre suas práticas pedagógicas e desenvolver uma atuação mais crítica e adaptada às necessidades dos alunos. O objetivo principal é estimular a autocrítica e o crescimento profissional, incentivando os professores a se tornarem agentes de transformação no contexto escolar. A justificativa para a adoção das práticas reflexivas está na necessidade de os professores se posicionarem de forma consciente diante das demandas educacionais contemporâneas. A reflexão contínua permite que os educadores analisem suas ações e decisões, ajustando-as conforme a realidade das salas de aula. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho inclui a análise de estudos de caso, entrevistas com professores e a implementação de atividades que estimulam a reflexão, como diários pedagógicos e grupos de discussão. Dentre os autores que fundamentam este estudo, destacam-se Schön (1983), que apresenta a reflexão na ação como ferramenta essencial para o desenvolvimento profissional, e Pimenta (2002), que enfatiza a importância da formação continuada. Outros autores importantes são Tardif (2002) e Day (1999), que discutem a prática docente e a construção do conhecimento pedagógico. As práticas reflexivas contribuem para a construção de uma educação mais democrática e inclusiva, com professores mais preparados para enfrentar os desafios do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edinéia Bueno, FAEC

Graduada/Pós Graduada em Pedagogia, licenciatura pela Faec-Faculdade de Educação de colorado do Oeste.

Queila Pereira Santos, FACUMINAS

Graduada em: Pedagogia Licenciatura/Gestão Escolar, História, Artes Visuais e Psicopedagoga Clínica E Institucional - pela Faculdade Claretiano Centro Universitário Graduada em: Filosofia pela Faculdade FAVENI - Pós Graduada Em: Educação Infantil/Pedagogia Social pela Faculdade FUTURA. Alfabetização E Letramento/Educação Especial E Inclusiva/História/Geografia/Filosofia/ Sociologia/Arte Educação E Terapia/Psicopedagogia Clínica E Institucional pela Faculdade UNINA Aba-Análise Do Comportamento Aplicada pela Faculdade FAVENI Neurociência Aplicada À Aprendizagem/Psicologia Cognitiva E Comportamental Neuropscopedagogia Institucional E Clínica pela Faculdade-FACUMINAS.

Edsangela Gosler Casciano Alves, Unina

Graduada em Licenciatura em História pela Faculdade Claretiano Centro Universitário. E PÓS-Graduada em Gestão, Orientação E Supervisão Escolar, História E Geografia pela Faculdade Unina.

Cláudia Lima de Araujo, Faculdade ULBRA

 Graduada/Pós-Graduada em Pedagogia pela Faculdade ULBRA. 

Eliene Barbosa do Nascimento de Freitas, Universidade Luterana

Graduada e licenciada em Letras Português e Literatura da Língua Portuguesa pela Universidade Luterana (ULBRA-2010).

Hellen Maura Lucidia Ribeiro, UNOPAR

Graduada em História pela UNOPAR. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Graduado em Biologia pela UFRPE. Doutor em Biologia pela UFPE.

Downloads

Publicado

2025-02-18

Como Citar

Bueno, E., Santos, Q. P., Alves, E. G. C., Araujo, C. L. de, Freitas, E. B. do N. de, Ribeiro, H. M. L., & Coutinho, D. J. G. (2025). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS REFLEXIVAS NO ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 1481–1501. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18214