AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS PARA O USO DO GOOGLE CLASSROOM NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.11952Palavras-chave:
Tecnologias na educação. Google Classroom. Ensino de Ciências. Desafios.Resumo
Este artigo apresenta uma análise dos desafios encontrados no uso do Google Classroom para o ensino de ciências. A pesquisa faz parte de uma dissertação de mestrado em andamento intitulada “Ferramentas Digitais na Educação - O Uso do Google Classroom para o Ensino de Ciências: Um Estudo de Caso”. O estudo visa aprofundar a compreensão do ensino de ciências através do uso do Google Classroom, com base em uma experiência realizada com estudantes do 8º ano em uma escola pública localizada em Feira de Santana, Bahia. Este trabalho se baseou na pesquisa bibliográfica como referência metodológica. Diante da constatação de que as ferramentas digitais estão provocando mudanças substanciais na sociedade, com impactos significativos na educação e na cultura escolar, desafiando paradigmas estabelecidos nas formas de ensinar e aprender, nosso estudo buscou identificar os desafios mais comuns relacionados ao uso do Google Classroom. Os resultados apontam para desafios que transcendem o ensino de ciências e se estendem a outras disciplinas, independentemente do contexto pandêmico. Esses desafios abrangem questões estruturais, desafios tecnológicos; falta de formação adequada dos professores; e restrições de acesso por parte dos estudantes. O conhecimento desses desafios compartilhados por outros educadores tem o potencial de contribuir positivamente para o sucesso na implementação de propostas de ensino, ao permitir a prevenção e enfrentamento dessas questões de forma mais eficaz.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY