AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS PARA O USO DO GOOGLE CLASSROOM NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Alexandra Moreno Pinho COLLEGE EDUCALER
  • Kleide de Andrade Ribeiro Universidade do Estadual da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.11952

Palavras-chave:

Tecnologias na educação. Google Classroom. Ensino de Ciências. Desafios.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise dos desafios encontrados no uso do Google Classroom para o ensino de ciências. A pesquisa faz parte de uma dissertação de mestrado em andamento intitulada “Ferramentas Digitais na Educação - O Uso do Google Classroom para o Ensino de Ciências: Um Estudo de Caso”. O estudo visa aprofundar a compreensão do ensino de ciências através do uso do Google Classroom, com base em uma experiência realizada com estudantes do 8º ano em uma escola pública localizada em Feira de Santana, Bahia. Este trabalho se baseou na pesquisa bibliográfica como referência metodológica. Diante da constatação de que as ferramentas digitais estão provocando mudanças substanciais na sociedade, com impactos significativos na educação e na cultura escolar, desafiando paradigmas estabelecidos nas formas de ensinar e aprender, nosso estudo buscou identificar os desafios mais comuns relacionados ao uso do Google Classroom. Os resultados apontam para desafios que transcendem o ensino de ciências e se estendem a outras disciplinas, independentemente do contexto pandêmico. Esses desafios abrangem questões estruturais, desafios tecnológicos; falta de formação adequada dos professores; e restrições de acesso por parte dos estudantes. O conhecimento desses desafios compartilhados por outros educadores tem o potencial de contribuir positivamente para o sucesso na implementação de propostas de ensino, ao permitir a prevenção e enfrentamento dessas questões de forma mais eficaz.

Biografia do Autor

Alexandra Moreno Pinho, COLLEGE EDUCALER

Doutora em Educação (Universidade de Barcelona), Mestre em Terapia Corporal e Psicomotricidade (Universidade de Barcelona), Licenciada em Pedagogia (UCSAL), professora e orientadora da COLLEGE EDUCALER. 

Kleide de Andrade Ribeiro, Universidade do Estadual da Bahia

Especialização em Gestão Ambiental com ênfase em Gestão em Recursos Hídricos. Universidade do Estadual da Bahia.  

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

Pinho, A. M., & Ribeiro, K. de A. (2023). AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS PARA O USO DO GOOGLE CLASSROOM NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 1662–1676. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.11952