SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ESTRATÉGIA INOVADORA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ATIVA

Autores

  • Andrea Picanço Souza Tichy Universidade Internacional Iberamericana

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20439

Palavras-chave:

Sala de aula invertida. Ensino de Ciências. Aprendizagem ativa.

Resumo

Esse artigo buscou analisar o potencial da metodologia da sala de aula invertida no ensino de Ciências, destacando sua contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem ativa e da autonomia discente. A pesquisa teve natureza qualitativa, com abordagem bibliográfica, fundamentada em autores contemporâneos e obras clássicas da educação. Foram analisados estudos publicados entre 2018 e 2024, com foco nas transformações pedagógicas e no uso das tecnologias digitais no contexto escolar. Os resultados apontaram que a sala de aula invertida favorece a participação dos alunos, estimula o pensamento crítico, amplia as interações em sala e ressignifica o papel do professor. Constatou-se, ainda, que os principais desafios envolvem a formação docente, a adaptação dos estudantes ao novo modelo e a necessidade de acesso equitativo às tecnologias. Conclui-se que a metodologia representa um caminho viável e potente para tornar o ensino de Ciências mais dinâmico, reflexivo e conectado com as demandas da contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Picanço Souza Tichy, Universidade Internacional Iberamericana

Mestrado em Educação, Universidade Internacional Iberamericana.

Downloads

Publicado

2025-07-24

Como Citar

Tichy, A. P. S. (2025). SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ESTRATÉGIA INOVADORA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2470–2483. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20439