SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ESTRATÉGIA INOVADORA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20439Palavras-chave:
Sala de aula invertida. Ensino de Ciências. Aprendizagem ativa.Resumo
Esse artigo buscou analisar o potencial da metodologia da sala de aula invertida no ensino de Ciências, destacando sua contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem ativa e da autonomia discente. A pesquisa teve natureza qualitativa, com abordagem bibliográfica, fundamentada em autores contemporâneos e obras clássicas da educação. Foram analisados estudos publicados entre 2018 e 2024, com foco nas transformações pedagógicas e no uso das tecnologias digitais no contexto escolar. Os resultados apontaram que a sala de aula invertida favorece a participação dos alunos, estimula o pensamento crítico, amplia as interações em sala e ressignifica o papel do professor. Constatou-se, ainda, que os principais desafios envolvem a formação docente, a adaptação dos estudantes ao novo modelo e a necessidade de acesso equitativo às tecnologias. Conclui-se que a metodologia representa um caminho viável e potente para tornar o ensino de Ciências mais dinâmico, reflexivo e conectado com as demandas da contemporaneidade.
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