A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA CARREIRA DE AGENTES PRISIONAIS E ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS NO BRASIL

Autores

  • Márcio Orelio Santos da Silva
  • Gilson Cleff dos Santos
  • Alef Saizer Fiori
  • Sandro Goulart da Costa
  • Everton Severino Veira da Silva
  • Cleidson Teixeira Vinhas

Palavras-chave:

Gestão. Privatização. Prisional. Presidios. Ressocialização.

Resumo

Prezados leitores, é com entusiasmo que apresentamos este livro digital que se propõe a desbravar os intricados meandros da realidade prisional no Brasil, sob a égide da formação continuada de agentes prisionais e a análise profunda das organizações criminosas. Com três capítulos substanciais, esta obra almeja enriquecer a compreensão dos desafios enfrentados e fornecer perspectivas inovadoras para o futuro do sistema carcerário no país.
O primeiro capítulo, "Um Modelo de Gestão Prisional", inaugura esta obra com uma incursão meticulosa nas complexidades inerentes à gestão prisional. Os autores empreendem uma análise crítica do atual modelo vigente, destacando suas lacunas e propondo abordagens inovadoras para uma administração mais eficiente e humanizada.
Explorando a formação continuada como alicerce, o capítulo desvenda a necessidade premente de capacitação técnica e comportamental dos agentes prisionais, visando uma abordagem mais holística e adaptativa aos desafios contemporâneos. O leitor será guiado por reflexões profundas sobre a interseção entre gestão prisional eficiente e a formação constante dos profissionais que atuam nesse ambiente complexo.
O segundo capítulo, intitulado "Privatização de Presídios como Caminho a Ser Seguido?", introduz uma discussão crucial e muitas vezes controversa no contexto da gestão prisional brasileira. Os autores apresentam uma análise imparcial dos prós e contras da privatização, trazendo à luz experiências internacionais e contextualizando os desafios específicos do sistema carcerário nacional.
Ao longo deste capítulo, os leitores serão instigados a ponderar sobre os impactos éticos, sociais e jurídicos da privatização, contribuindo para um entendimento mais abrangente das possíveis implicações dessa abordagem no cenário brasileiro.
O terceiro capítulo, "Características das Organizações Criminosas", aprofunda-se na análise das estruturas, dinâmicas e estratégias adotadas por organizações criminosas que permeiam o tecido social brasileiro. Os autores desvelam as nuances dessas entidades, fornecendo um panorama detalhado das características que as definem e dos desafios que impõem ao sistema de segurança pública.
Neste capítulo, a formação continuada dos agentes prisionais também se revela como um elemento crucial para a compreensão e enfrentamento eficaz das organizações criminosas. O leitor será conduzido por uma jornada analítica que destaca a importância da atualização constante diante das mutações e sofisticações do cenário criminal.
Esta obra representa um convite à reflexão profunda e à busca de soluções inovadoras para os desafios intrínsecos à carreira de agentes prisionais e ao enfrentamento das organizações criminosas no Brasil. Desejamos aos leitores uma jornada enriquecedora e inspiradora.

Biografia do Autor

Márcio Orelio Santos da Silva

Grad: Licença em História,Tecnologia em RH,Tecnologia em Gestão Publica,Pós: Gestão Prisional, Segurança Pública,Direito Penal e processual Penal.

Gilson Cleff dos Santos

Pós em criminologia, pós em gestão pública, curso superior em ciências sociais.

Alef Saizer Fiori

Graduação licenciatura em Educação Física, Pós graduação Gestão pública.

Sandro Goulart da Costa

Graduação em serviço jurídico notórias. Licenciatura em ciências sociais. Pós-graduação em direito penal, pós-graduação processual penal. Pós-graduação, segurança pública.

Everton Severino Veira da Silva

Tecnólogo em gestão pública, pós-graduação em criminologia: gestão pública.

Cleidson Teixeira Vinhas

Bacharel em administração e licenciatura em Matemática.

Downloads

Publicado

2023-11-16

Como Citar

Silva, M. O. S. da, Santos, G. C. dos, Fiori, A. S., Costa, S. G. da, Silva, E. S. V. da, & Vinhas, C. T. (2023). A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA CARREIRA DE AGENTES PRISIONAIS E ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10–94. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/11766

Edição

Seção

E-books

Categorias