A DIMENSÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Cleidson Teixeira Vinhas Universidade Federal de Pelotas
  • Rodrigo Corrêa  Sosa Centro Universitário Uninter
  • Clóvis  Dilli Faculdade Instituto Brasil de Ensino
  • Gustavo Leite da  Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Alef Saizer Fiori ANHANGUERA
  • Marcio Orelio Santos da  Silva Faveni

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3939

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação. Revolução Tecnológica. Melhoria Contínua.

Resumo

O presente trabalho analisa a conjuntura atual da administração pública com foco na importância da Tecnologia da Informação e Comunicação para a melhoria continuada na prestação serviços públicos, trazendo uma breve evolução histórica da administração pública até os dias atuais. Apresenta-se o processo de melhoramento da gestão pública brasileira, enfatizando os modelos de gestão que predominaram ou predominam no Brasil, passando pelo patrimonialismo, depois pelo modelo burocrático e, por fim, pelo modelo gerencial, que se convencionou de “nova gestão pública”, a qual cada vez mais se utiliza dos instrumentos proporcionados pela Tecnologia da Informação e Comunicação através da recente revolução tecnológica. É apresentado também algumas ferramentas, instrumentos e facilidades relacionados à Tecnologia da Informação e que estão em crescente expansão nos órgãos e entidades públicas e que oferecem grande potencial benéfico para as atividades públicas e devem cada vez mais serem explorados com vistas ao melhor atendimento dos usuários dos serviços. Para constituição conceitual do presente trabalho, foram pesquisados alguns autores, sendo que merecem destaque os seguintes: Chiavenato (2009), Pereira (2012), Tarapanoff (2006), Raiter (2014), Faria (2003) Kuros et al. (2014) e Tanenbaum (2011). A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória e descritiva realizada através de pesquisas bibliográficas. Depreende-se, por fim, que este trabalho atende aos anseios da sociedade contemporânea, pois aborda o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação com o foco na busca pela excelência e melhoria contínua da qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade.

Biografia do Autor

Cleidson Teixeira Vinhas, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Administração de Empresas pela UFPEL.

Rodrigo Corrêa  Sosa, Centro Universitário Uninter

Graduação em Tecnologias de processos Gerenciais pelo Centro Universitário Uninter.

Clóvis  Dilli, Faculdade Instituto Brasil de Ensino

Pós- Graduação em Gestão de Sistemas Prisionais pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (FAMEV). Pós- Graduação em Segurança Pública pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino- IBRA (FAMEV). Graduação em Tecnologias de processos Gerenciais pelo Centro Universitário Uninter.

Gustavo Leite da  Silva, Universidade Federal de Pelotas

Graduação e mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Licenciatura em Ciências Sociais com Ênfase em Sociologia.

Alef Saizer Fiori, ANHANGUERA

Pós- graduado em Gestão de Sistema Prisional. Faculdade Ibra. Licenciatura em Educação Física (anhanguera)

Marcio Orelio Santos da  Silva, Faveni

Pós- graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processual Penal (Faveni). Graduação em Licenciatura em História (Faveni). Graduação em Tecnologia dos Recursos Humanos (Anhanguera)
Graduação em tecnologia em Gestão Pública (Anhguera). Pós- graduação lato sensu em Gestão Prisional (Faveni). Pós- graduação Lato Sensu em Segurança Pública (São Braz)

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Publicado

2022-01-31

Como Citar

Vinhas, C. T. ., Sosa, R. C., Dilli, C., Silva, G. L., Fiori, A. S. ., & Silva, M. O. S. (2022). A DIMENSÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1083– 1095. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3939

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