SOLUÇÕES EFICIENTES COM FOCO NA TECNOLOGIA APLICADA NO SISTEMA PRISIONAL

Autores

  • Graciela Cristina Mullet da Silva
  • Gilson Cleff dos Santos
  • Alef Saizer Fiori
  • Sandro Goulart da Costa
  • Everton Severino Vieira da Silva
  • Roberto Carlos Dias Vitaca

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8415

Palavras-chave:

Sistema Prisional. Eficiência. Tecnologia. Inovação.

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa e análise relacionada à utilização de recursos realizados no sistema prisional gaúcho e brasileiro, assim como se propõe a identificar e elencar oportunidades de melhorias e incentivar o uso de novas ferramentas e melhores práticas. Os métodos observados e sugeridos foram elaborados de maneiras sucintas, investigadas pelo autor não somente durante atuação no sistema prisional, meio que atua atualmente, mas também aliados aos conhecimentos de Gestão Pública e Tecnologia de informação, adquiridos no passado visto formação e experiência também nestas áreas. Focou-se em identificar situações onde podem ser aplicadas novas técnicas, bem como otimizar as já praticadas, visando sempre eficiência e eficácia do serviço e do gasto público, assim como o aproveitamento da tecnologia. Considerando o crescimento exorbitante e contínuo da população prisional, conjuntura que onera muito a utilização de recursos estatais, este trabalho foi desenvolvido não com vistas especificamente à segurança dos sistemas prisionais, mas sim almejando a busca de soluções e ferramentas que podem colaborar para o aprimoramento e canalização de recursos, buscando cada vez mais atender adequadamente o princípio constitucional da eficiência. Tudo isto refletirá positivamente no tocante a segurança. Trata-se, obviamente, em muitos casos de uma mudança complexa, que exige muitos investimentos estatais, tanto na área humana quanto tecnológica, mas que é de fundamental importância, pois, dado a conjuntura atual do sistema prisional brasileiro, é um tema que merece essencial destaque para que os problemas enfrentados sejam amplamente discutidos e minimizados no futuro.

Biografia do Autor

Graciela Cristina Mullet da Silva

Graduação em gestão pública – Uniasselvi.  

Gilson Cleff dos Santos

Pós em criminologia, pós em gestão pública, curso superior em ciências sociais.

Alef Saizer Fiori

Graduação licenciatura em Educação Física, Pós-graduação Gestão pública.

Sandro Goulart da Costa

Graduação em serviço jurídico notórias. Licenciatura em ciências sociais. Pós-graduação em direito penal. Pós-graduação processual penal. Pós-graduação segurança pública.

Everton Severino Vieira da Silva

Tecnólogo em gestão pública, pós-graduação em criminologia: gestão pública.

Roberto Carlos Dias Vitaca

Tecnológico em Transações Imobiliárias, Licenciatura em Ed. Física, Pós-graduação Segurança Pública, Gestão Pública, Teoria do Crime e Direito Penal.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Silva, G. C. M. da ., Santos, G. C. dos ., Fiori, A. S. ., Costa, S. G. da ., Silva, E. S. V. da ., & Vitaca, R. C. D. . (2023). SOLUÇÕES EFICIENTES COM FOCO NA TECNOLOGIA APLICADA NO SISTEMA PRISIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 119–129. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8415