AS CHARQUEADAS RIO-GRANDENSES E OS EFEITOS NA COLONIZAÇÃO AFRO- BRASILEIRA NAS CIDADES DE PELOTAS(RS) E CANGUÇU(RS)

Autores

  • Márcio Orelio santos da Silva
  • Gilson Cleff dos Santos
  • Alef Saizer Fiori
  •  Sandro Goulart da Costa
  • Everton Severino Vieira da Silva
  • Roberto Carlos Dias Vitaca

Palavras-chave:

Estância. Charqueada. Escravismo.

Resumo

AS CHARQUEADAS RIO-GRANDENSES E OS EFEITOS NA COLONIZAÇÃO AFRO- BRASILEIRA NAS CIDADES DE PELOTAS(RS) E CANGUÇU(RS)

 

As charqueadas rio-grandenses eram uma importante indústria localizada na região sul do Brasil, especificamente no estado do Rio Grande do Sul. Neste livro, as discussões circundarão as cidades de Pelotas e Canguçu, pertencentes ao estado do Rio Grande do Sul.

Essas cidades se dedicavam à produção de charque, um tipo de carne seca utilizada como alimento e exportada para outras regiões do país e do exterior. A produção de charque era realizada a partir do gado bovino, e a indústria era importante para a economia da região durante muitos anos.

No entanto, a decadência das charqueadas rio-grandenses no final do século XIX é um assunto de discussão entre historiadores e economistas. Algumas teorias apontam a influência da mão-de-obra escravizada negra e indígena como um dos fatores que contribuiu para a queda da indústria, enquanto, outras apontam a concorrência com outras fontes de proteína, como a carne fresca, ou a falta de investimentos em tecnologia e modernização da indústria.

Essa obra, deteve-se ao exame das possíveis influências da mão-de-obra escrava na decadência das charqueadas no Rio Grande do Sul. O escopo desta jornada investigativa é oferecer elementos que corroboraram para a derrocada deste importante indústria gaúcha, assim, corroborando para compreender os fatores econômicos preponderantes que impediram o Rio Grande do Sul de manter a indústria do charque no final do século XIX.

Ante apresentação, desejo uma profícua leitura para todos,

Os autores,

Biografia do Autor

Márcio Orelio santos da Silva

Licenciatura em História. Tecnologia em RH. Tecnologia em Gestão Publica. Pós: Gestão Prisional. Segurança Pública. Direito Penal e processual Penal.

Gilson Cleff dos Santos

Pós em criminologia. Pós em gestão pública, curso superior em ciências sociais.

Alef Saizer Fiori

Graduação licenciatura em Educação Física. Pós-graduação Gestão pública.

 Sandro Goulart da Costa

Pós-graduação em direito penal, pós-graduação em processual penal. Pós-graduação em segurança pública. Graduação em serviço jurídico notórias. Licenciatura em ciências sociais,

Everton Severino Vieira da Silva

Tecnólogo em gestão pública. Pós-graduação em criminologia: gestão pública.

Roberto Carlos Dias Vitaca

Tecnológico em Transações Imobiliárias, Licenciatura em Ed. Física, Pós-graduação, Segurança Pública, Gestão Pública, Teoria do Crime e Direito Penal.

Downloads

Publicado

2023-02-15

Como Citar

Silva, M. O. santos da ., Santos, G. C. dos ., Fiori, A. S. ., Costa, SandroG.da., Silva, E. S. V. da ., & Vitaca, R. C. D. . (2023). AS CHARQUEADAS RIO-GRANDENSES E OS EFEITOS NA COLONIZAÇÃO AFRO- BRASILEIRA NAS CIDADES DE PELOTAS(RS) E CANGUÇU(RS) . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12–99. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/8484

Edição

Seção

E-books

Categorias