ANÁLISE DA RESOLUÇÃO Nº 412 DE 23 DE AGOSTO DE 2021 DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA E SEUS EFEITOS NA MONITORAÇÃO DE PESSOAS NO INSTITUTO PENAL DE MONITORAMENTO ELETRÔNICO DA 5ª REGIÃO - SUSEPE RS

Autores

  • Gustavo Leite da Silva Centro Universitário ETEP
  • Rodrigo Corrêa Sosa Faculdade UNOPAR
  • Clóvis Dilli Faculdade Uninter
  • Leonel Paulo Louzada Correa Faculdade Ibra
  • Cléviston Nei Mathias Pierobom CEFET- RS 
  • Rafaela Espinosa Peres Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Palavras-chave:

Apenados. Estado do Rio Grande do Sul . Monitoração eletrônica.

Resumo

O objetivo deste livro é proporcionar ao leitor um primeiro entendimento do processo das atividades da monitoração eletrônica de apenados a luz da Resolução Nº 412/2021 do CNJ e os efeitos causados na metade sul do Estado do Rio Grande do Sul. Desse modo, cabe salientar que todos os autores deste livro têm vasta experiência nessa atividade, tendo como missão o acesso à informação a toda sociedade.

A base de dados e as referências gerais do Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 5° Região Penitenciária do Estado do Rio Grande do Sul (IPME5) foram utilizadas nesta publicação. Esta unidade penitenciária tem sede na cidade de Pelotas (RS) e é reconhecida por inserir ações que servem de modelo para todo Estado, inclusive alavancando debates positivos em todo o Brasil.

Este estudo está dividido em três capítulos. O primeiro traz o perfil da 5ª Região Penitenciária do RS e o trabalho do monitoramento eletrônico para egressos carcerários. O segundo capítulo introduziu as regras da monitoração eletrônica de apenados, assim como a inferência de como surgiu o sistema penal desde os seus primórdios. Por fim, o capítulo 3 elenca a discussão a partir do texto base da resolução Nº 412/2021 do CNJ e a evolução da atividade do monitoramento eletrônico até os dias atuais, corroborando no sentido de fornecer dados importantes para todos os interessados.

 

Os autores,

Biografia do Autor

Gustavo Leite da Silva, Centro Universitário ETEP

Licenciatura em Ciências Sociais — Centro Universitário ETEP.

Rodrigo Corrêa Sosa, Faculdade UNOPAR

Bacharel em Administração de Empresas — Faculdade UNOPAR .

Clóvis Dilli, Faculdade Uninter

Tecnólogo em processos Gerenciais — Faculdade Uninter.

Leonel Paulo Louzada Correa, Faculdade Ibra

Tecnólogo em GESTÃO PÚBLICA — Tecnólogo Faculdade Ibra.

Cléviston Nei Mathias Pierobom, CEFET- RS 

Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações - CEFET RS.

Rafaela Espinosa Peres, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bacharel em Direito — FURG.

 

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

Silva, G. L. da, Sosa, R. C., Dilli, C., Correa, L. P. L., Pierobom, C. N. M., & Peres, R. E. (2023). ANÁLISE DA RESOLUÇÃO Nº 412 DE 23 DE AGOSTO DE 2021 DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA E SEUS EFEITOS NA MONITORAÇÃO DE PESSOAS NO INSTITUTO PENAL DE MONITORAMENTO ELETRÔNICO DA 5ª REGIÃO - SUSEPE RS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 22–128. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/9289

Edição

Seção

E-books

Categorias