TRABALHO PRISIONAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: UMA ANÁLISE INTERNA DOS ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS DA REGIÃO SUL DO RS

Autores

  • Luis Otavio Ledebuhr Winke
  • Rodrigo Correa Sosa
  • Gustavo Leite da Silva
  • Diego Calafiori Pontes Caldas
  • Letícia Pinho de Freitas
  • Leonel Paulo Louzada Corrêa

Palavras-chave:

Trabalho Prisional. Recursos e Capacidades. Gestão prisional. Administração Gerencial.

Resumo

Este livro que mergulha nas complexidades da gestão prisional, com foco especial no papel transformador do trabalho nos estabelecimentos prisionais da Região Sul do Rio Grande do Sul. Este trabalho se propõe a ser uma contribuição valiosa para a compreensão dos desafios e oportunidades inerentes à administração prisional, destacando o trabalho como uma ferramenta estratégica de gestão.
Iniciamos nossa jornada explorando o papel do trabalho nos presídios como um componente central na gestão prisional. O capítulo: Trabalho nos Presídios, oferece uma análise detalhada das práticas de emprego nos estabelecimentos prisionais, examinando como o trabalho pode ser utilizado como uma ferramenta para promover a ressocialização, reduzir a reincidência e melhorar as condições de vida dos reclusos.
O capítulo II: Da Teoria dos Recursos e Capacidades. O dito capítulo expande nossa análise para incorporar a teoria dos recursos e capacidades. Abordaremos como os recursos disponíveis, tanto materiais quanto humanos, podem ser eficientemente gerenciados para promover uma gestão prisional mais eficaz. Essa perspectiva teórica fornecerá insights sobre como otimizar os recursos existentes para alcançar os objetivos de reabilitação e segurança.
Já o capítulo III: Da Administração Pública Burocrática para a Administração Pública Gerencial. Este capítulo traça a evolução da administração pública, destacando a transição da abordagem burocrática para a gerencial. Investigaremos como essa mudança de paradigma pode ser aplicada aos estabelecimentos prisionais, melhorando a eficiência, a transparência e a responsabilidade na gestão do sistema carcerário.
Concluímos nossa análise com um mergulho profundo no próprio conceito de trabalho prisional, a partir "Do Trabalho Prisional". Este capítulo examina as diferentes formas de trabalho disponíveis nos estabelecimentos prisionais, avaliando seu impacto na ressocialização dos detentos, na segurança das instalações e na preparação para a reintegração na sociedade.
Este livro é uma busca pela compreensão aprofundada das dinâmicas que envolvem a gestão prisional, destacando o trabalho como uma ferramenta estratégica essencial. Acreditamos que as reflexões apresentadas ao longo desses capítulos podem contribuir para um diálogo enriquecedor entre profissionais, acadêmicos e gestores interessados em promover uma gestão prisional mais eficiente e humanizada.

Biografia do Autor

Luis Otavio Ledebuhr Winke

GRADUAÇÃO -Engenharia Agrícola - UFPEL. PÓS GRADUAÇÃO - Gestão de Sistemas Prisionais (IBRA)

Rodrigo Correa Sosa

Bacharel em Administração de Empresas.

 

Gustavo Leite da Silva

Graduação em Meteorologia – UFPel. Mestrado em Ciências – UFPel. Licenciatura em Ciências Sociais - IBRA.

 

Diego Calafiori Pontes Caldas

Graduação em Direito - UCPEL.

Letícia Pinho de Freitas

Formada em Administração de empresas UFPEL e Gestão de Cooperativas UFPEL.

Downloads

Publicado

2023-11-16

Como Citar

Winke, L. O. L., Sosa, R. C., Silva, G. L. da, Caldas , D. C. P., Freitas, L. P. de, & Corrêa, L. P. L. (2023). TRABALHO PRISIONAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: UMA ANÁLISE INTERNA DOS ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS DA REGIÃO SUL DO RS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 18–80. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/11689

Edição

Seção

E-books

Categorias