CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A ESCOLA E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Autores

  • Cristiane de Oliveira Pinto Patrício Pedrosa Christian Business School
  • Verônica Nóbrega Cavalcanti da Fonseca Christian Business School
  • Rômulo Davi da Silva Christian Business School
  • Ana Ericka Sobral Chrispim Pereira da Silva Christian Business School
  • Maria da Conceição Pereira Ferreira Alves Christian Business School
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2196

Palavras-chave:

Violência Escolar. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Medidas Protetivas. Medidas Socioeducativas. Educação. Escola.

Resumo

O processo de mudança no mundo está muito avançado. Os velhos e antigos conceitos estão cedendo lugar para os novos e preceitos antigos acerca das relações humanas se pulverizam, conduzindo os seres humanos à liberdade de escolhas, a alternar ou se adequar a outro tipo de valores, à mudanças sociais e comunitárias. Estamos vivendo uma era onde a violência está tomando conta das ruas, das escolas, das comunidades, do mundo. Por isso, lembramos que após a Constituição de 1988, a educação em direitos humanos tornou-se tema central da política de Estado, tendo por objetivo contribuir para a edificação de uma sociedade alicerçada nos princípios éticos da justiça, da liberdade, da solidariedade e do respeito às diferenças. Neste ano de 2020, o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA completa 30 anos de existência e traz consigo uma importante característica denominada como Medidas Protetivas para crianças e adolescentes. Essa legislação, desde o seu início, foi fruto de muitas críticas, a maioria sem fundamentos por conta da desinformação das pessoas acerca do tema e do que a lei propõe. Criado em 13 de julho de 1990, o ECA instituiu-se então, como lei federal nº 8.069, obedecendo ao artigo 227 da Constituição Federal, adotando a Doutrina da Proteção Integral, cujo pressuposto básico afirma que crianças e adolescentes devem ser vistos como pessoas em desenvolvimento, sujeito de direitos e destinatários de proteção integral (DIAS, 2007). Examina-se a evolução histórica dos direitos e deveres das crianças e adolescentes, esclarecendo como ordenamento jurídico e as leis brasileiras lidam legalmente com o tema. Ressaltando as discussões práticas e doutrinárias, nos aspectos educacionais, ético-morais, jurídicos e psicológicos; fazendo referências às leis, como a Constituição Federal Brasileira e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); e seu papel enquanto diretrizes e normas, ao solucionar casos práticas que têm de ser resolvidos pelo Judiciário; doutrinas; dentre outros meios que reflitam a maneira como o tema é tratado, principalmente ressaltando o papel da escola, do educador e dos órgãos fiscalizadores dos diretos e deveres das crianças e adolescentes.

1135 1415

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristiane de Oliveira Pinto Patrício Pedrosa, Christian Business School

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Educação da Christian Business School, cristianepinto1@gmail.com.

  • Verônica Nóbrega Cavalcanti da Fonseca , Christian Business School

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Educação da Christian Business School, vncf_@hotmail.com.

  • Rômulo Davi da Silva, Christian Business School

    Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências da Educação da Christian Business School, romulodavis@yahoo.com.br.

  • Ana Ericka Sobral Chrispim Pereira da Silva, Christian Business School

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Educação da Christian Business School, anaerickascp@gmail.com.

  • Maria da Conceição Pereira Ferreira Alves, Christian Business School

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Educação da Christian Business School.

  • Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

     Professor Orientador, Doutor em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Pernambuco,  Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Educação da Christian Business School, diogenes.gusmao@cbseducation.com.

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

Pedrosa, C. de O. P. P., Fonseca , V. N. C. da, Silva, R. D. da, Silva, A. E. S. C. P. da, Alves, M. da C. P. F., & Coutinho, D. J. G. (2021). CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A ESCOLA E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 7(8), 1042-1065. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2196

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1-10 de 50

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.