CORRELAÇÃO ENTRE O USO DE PSICOFARMACOS COM O COMPORTAMENTO, MOTIVAÇÃO E O ABANDONO ESCOLAR DE ESTUDANTES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

Autores

  • Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz Universidade Católica de Pernambuco image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10898

Palavras-chave:

Psicofármacos. Comportamento. Motivação. Abandono Escolar. Estudantes Privadas de Liberdade.

Resumo

O contexto carcerário apresenta desafios complexos, e compreender como os psicofármacos influenciam o comportamento dos estudantes, sua motivação para a educação e o risco de abandono escolar é de extrema importância para sua reintegração na sociedade. Este artigo tem por objetivo discutir a correlação entre o uso de psicofármacos no comportamento, na motivação e no abandono escolar de estudantes em privação de liberdade. São apresentados ainda meios de intervenções e estratégias de promoção da educação e saúde mental e as questões éticas e sociais da administração desses medicamentos em ambientes educacionais em prisões. Para tanto, a metodologia adotada foi o ensaio teórico que consistiu em uma análise e síntese crítica de estudos sobre a saúde mental, a educação e o uso de psicofármacos em ambientes prisionais. Por fim, conclui-se que é necessária uma colaboração multidisciplinar entre profissionais de saúde mental, educadores, e todos os funcionários do sistema prisional para promover a saúde mental educacional de estudantes em privação de liberdade.

382 261

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz, Universidade Católica de Pernambuco

    Professora da Escola Estadual Irmã Dulce da Penitenciária Feminina, de Abreu e Lima, Pernambuco (PFAL). Psicóloga e Licenciada em química. Pós-graduada em mídias da educação (UFRPE) e Programa Saúde da Família (UNINASSAU).

Downloads

Publicado

2023-09-11

Como Citar

Queiroz, C. C. da S. F. (2023). CORRELAÇÃO ENTRE O USO DE PSICOFARMACOS COM O COMPORTAMENTO, MOTIVAÇÃO E O ABANDONO ESCOLAR DE ESTUDANTES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 9(8), 1040-1053. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10898

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1-10 de 27

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.