DISCUTINDO O AFROEMPREENDEDORISMO E A EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS E IMPACTOS SOCIAIS

Autores

  • Lívia Barbosa Pacheco Souza Universidade Federal da Bahia- UFBA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9610

Palavras-chave:

Afroempreendedorismo. Educação. População negra. Trabalho.

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender o desenvolvimento do afroempreendedorismo como uma estratégia de enfrentamento à vulnerabilidade econômica e social da população negra, sendo esta, o segmento social mais afetado pelas transformações do mercado de trabalho. A pesquisa tem como proposta analisar o perfil socioeconômico e cultural do grupo, as suas motivações para empreender e o significado atribuído a essa modalidade de inserção e como estes processos impactam no desenvolvimento educacional para essa população. Em relação ao percurso metodológico partiu-se, do formato de pesquisa bibliográfica- exploratória, a fim de conhecer os conceitos e elencar categorias de análise da base teórica que auxiliou a reflexão do objeto proposto. Para que entendamos a importância da articulação entre o afroempreendedorismo e a educação, levando-se em consideração as questões históricas e o posicionamento social da população negra na sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Lívia Barbosa Pacheco Souza, Universidade Federal da Bahia- UFBA

Especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos pelo NEIM UFBA; Especialista em Gênero e Sexualidade na Educação pelo NUCUS UFBA; Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela UNIAFRO UNILAB; e discente da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNEB. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3148-5536.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Souza, L. B. P. (2023). DISCUTINDO O AFROEMPREENDEDORISMO E A EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS E IMPACTOS SOCIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 567–585. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9610