A POLÍCIA MILITAR FRENTE AO RACISMO E DISCRIMINAÇÃO

Autores

  • Luiz Ricardo dos Santos Universidade do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v6i12.326

Palavras-chave:

Polícia Militar, Princípios Constitucionais. Racismo. Discriminação.

Resumo

As diferenças sociais entre brancos e negros são nítidas no cotidiano. Além do aspecto econômico, no qual pessoas pretas e pardas (a combinação desses grupos forma a classificação negra, segundo o IBGE) são maioria entre as que possuem rendimentos mais baixos, a persistência de situações de maior vulnerabilidade, indicada por evidências nos campos da educação, saúde, moradia, entre outros, mostram evidente desequilíbrio na garantia de direitos em prejuízo para a população negra. É possível também observar a sub-representação entre líderes de equipes nas empresas, juízes e políticos. Esse artigo aborda que o racismo é caracterizado pela opressão de uma etnia com mais “poder” sobre a outra. Quando se fala de racismo reverso, parte-se da ideia de que o grupo desfavorecido está oprimindo seu opressor. Um grupo étnico que sofreu mais de 300 anos de escravidão, fazendo parte de um dos últimos países do globo a abolir a escravatura – fato que tem apenas 130 anos -, certamente não teria a mesma força que seu opressor. Além de que existe o conceito de escravidão moderna – relações de trabalho em que pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra a sua vontade mediante forma de intimidação.

 

Biografia do Autor

Luiz Ricardo dos Santos, Universidade do Norte do Paraná

Policial Militar da PMPR, Graduado do Curso de Administração de Empresas e administração Rural, Pós-graduado em Direito Ambiental e direito Militar, Armazenagem de grãos e Segurança alimentar, cursando Agronomia pela Universidade do Norte do Paraná - Bandeirantes-PR.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Santos, . L. R. dos . (2020). A POLÍCIA MILITAR FRENTE AO RACISMO E DISCRIMINAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 15. https://doi.org/10.51891/rease.v6i12.326