A RELEVÂNCIA DA PATRULHA MARIA DA PENHA PARA AS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Autores

  • Luiz Ricardo dos Santos PM- PR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7778

Palavras-chave:

Violência. Lei Maria da Penha. Patrulha Maria da Penha.

Resumo

A violência contra a mulher é uma realidade presente na vida da maioria das mulheres, independente de sua condição econômica, raça ou etnia. A magnitude da agressão, porém, varia. É mais frequente em países de uma prevalecente cultura masculina, e menor em culturas que buscam soluções igualitárias para as diferenças de gênero. O Estado brasileiro, com a luta de Maria da Penha, promulgou a Lei 11.340/06, a fim de coibir e prevenir a violência contra a mulher, firmando em várias conferências internacionais. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, elaborado por meio de pesquisas bibliográficas, citações e leis, afim de tratar dos princípios das relações abusivas, como foi criada, e o desbravamento sobre o assunto ao longo dos tempos. Sendo de suma importância a comunidade científica, em razão das consequências nas quais a violência contra a mulher causa tanto a vítima quanto a sociedade ao seu redor. Gerando valores nos quais são inerentes a realidade a qual o país e a legislação busca garantir. Mostrar que ainda nos tempos atuais os abusos são crescentes, a dificuldade de percepção e o medo que existe entre elas ao encerrar esse ciclo e os meios de combater esse problema. O exercício da cidadania, a garantia dos direitos humanos, de igualdade, e alteração da situação de fragilidade da mulher numa sociedade dominada pelo homem, ainda impõe outras medidas práticas, lastreadas no policiamento comunitário, enquanto se aguarda inovações legislativas que garantam o cumprimento integral da Lei ora em comento.

Biografia do Autor

Luiz Ricardo dos Santos, PM- PR

Policial Militar na PMPR. Bacharel em Administração de Empresas e Administração Rural. Especializações em Direito Militar, Direito Ambiental, Gestão de Logística, Gestão Ambiental, Armazenagem de grãos e Segurança Alimentar, Técnico em Segurança do Trabalho.  

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Santos, L. R. dos . (2022). A RELEVÂNCIA DA PATRULHA MARIA DA PENHA PARA AS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 1943–1954. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7778