INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS ORGANIZAÇÕES: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Letícia Fiuza Garcia de Lima Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP
  • Verônica Cristina de Lima Assafrão Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP
  • Daniele Regina Garcia Kumanaya Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes
  • Janaina Abussanra Paro Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes
  • Luci Mendes de Melo Bonini Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6523

Palavras-chave:

Inteligência Emocional. Desenvolvimento. Organizações.

Resumo

Estuda-se a Inteligência Emocional nas organizações. São objetivos deste trabalho: estudar o conceito de inteligência emocional e identificar e descrever estudos que abordam esse tema, seja em revisões, seja em estudos de caso. Trata-se de pesquisa exploratória, de revisão de literatura narrativa. Foi utilizada a base de dados Google Acadêmico e recorte temporal usado para a busca dos artigos foi de 2014 a 2020. Foram utilizados 23 trabalhos completos disponíveis de acesso aberto. Esses trabalhos foram lidos na íntegra, que, depois de lidos e destacados os objetivos e os resultados obtidos, fez-se um resumo dos principais pontos discutidos pelos autores. Os resultados demonstraram que os estudos aqui descritos vão desde estudos de caso com colaboradores e gestores a outros que descrevem o papel da Inteligência Emocional na produtividade da equipe e, também, na resolução de conflitos. Concluiu-se que ao controle de emoções afeta diretamente as relações e negócios de uma empresa, tornando-a uma habilidade atualmente muito requisitada, sendo, por muitas vezes, mais importante que as habilidades técnicas.

Biografia do Autor

Letícia Fiuza Garcia de Lima, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP

Estudante do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP. E-mail: le.fiuzagarcia@hotmail.com.

Verônica Cristina de Lima Assafrão, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP

Estudante do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP. E-mail: veronica.assafrao@gmail.com.

Daniele Regina Garcia Kumanaya, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes

Graduada em Ciências Contábeis e Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Docente na Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes e na Universidade de Mogi das Cruzes. E-mail: danirgarcia@yahoo.com.br.

Janaina Abussanra Paro, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes

Graduação em Psicologia pela Universidade Braz Cubas, Especialização em Gestão de Pessoas. Docente na Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes e na Universidade de Mogi das Cruzes. E-mail: janaina.paro@fatec.sp.gov.br.

Luci Mendes de Melo Bonini, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP

Dra. em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Docente na Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP. E-mail: lucibonini@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/08/2022

Como Citar

Lima, L. F. G. de ., Assafrão, V. C. de L. ., Kumanaya, D. R. G. ., Paro, J. A. ., & Bonini, L. M. de M. . (2022). INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS ORGANIZAÇÕES: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 502–513. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6523

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.