RESILIÊNCIA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL E AS ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO E DESAFIOS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15353Palavras-chave:
Resiliência. Inteligência Emocional. Profissionais de Saúde.Resumo
Resiliência e inteligência emocional (IE) são competências essenciais para profissionais de saúde, onde as emoções podem influenciar diretamente a qualidade do atendimento ao paciente. Este estudo tem como objetivo identificar as estratégias que os profissionais podem utilizar para desenvolver sua resiliência e inteligência emocional, analisar os desafios e discutir como as organizações de saúde apoiam seus colaboradores. Quanto a metodologia, é uma revisão bibliográfica integrativa de artigos acadêmicos nas fontes de dados como LILACS, MEDLINE, SciElo, PubMed e Google Scholar, utilizando termos como "resiliência", "inteligência emocional", "profissionais de saúde" e seus termos correspondentes em inglês como “resilience”, “emotional intelligence” e “healthcare professionals”, com o operador booleano “AND”. Foram incluídos estudos completos, em português ou inglês, dos últimos trinta anos (1994-2024), revisões, testes clínicos e meta-análises. Foram excluídos trabalhos de TCC, dissertação ou teses ou não condizentes com os objetivos do trabalho. Desenvolver resiliência e inteligência emocional entre profissionais de saúde enfrenta desafios como o estigma associado à vulnerabilidade emocional e a falta de recursos e apoio organizacional. Organizações devem implementar treinamentos e criar uma cultura de apoio para promover o desenvolvimento eficaz dessas competências. Pesquisa alcançou o objetivo identificando estratégias e desafios no desenvolvimento de resiliência e inteligência emocional, destacando a importância do apoio das organizações de saúde para maximizar o bem-estar dos profissionais e a qualidade do atendimento.
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