O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA CADEIA DE SUPRIMENTOS DAS INDÚSTRIAS

Autores

  • Caique Vieira dos Santos Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos
  • Kaique Cesar Cruz Freitas Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos
  • Thiago Ribeiro Macedo Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos
  • Luci Mendes de Melo Bonini Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos
  • Roberto Alves Rodrigues Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos
  • Samuel Fernandes Nunes Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5576

Palavras-chave:

Pandemia COVID-19. Cadeia de Suprimentos. Indústrias.

Resumo

Estuda-se o impacto da pandemia da COVID-19 na cadeia de suprimentos das indústrias. Este trabalho tem como objetivo identificar e descrever os principais impactos da pandemia na cadeia de suprimentos das indústrias pela visão dos gestores e colaboradores. Foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, e buscou-se identificar trabalhos que abordam o tema. Em seguida, realizou-se uma pesquisa de opinião com 33 cidadãos que estão ligados aos departamentos de compra de algumas empresas. Os resultados mostraram que houve impacto na cadeia de suprimentos com diferentes percepções desses colaboradores e a maioria entende que houve despreparo ou desconhecimento da situação a fim de se planejar melhor. Concluiu-se que, tendo em vista as dificuldades geradas por um período sem precedentes houve despreparo, falta de planejamento e há ainda que de forma iniciante uma preocupação com planejamentos futuros.

Biografia do Autor

Caique Vieira dos Santos, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Estudante do curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial na Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, São Paulo. E-mail: caique.cvs93@hotmail.com.

Kaique Cesar Cruz Freitas, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Estudante do curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial na Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, São Paulo. E-mail: kaique.ccf@hotmail.com.

Thiago Ribeiro Macedo, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Estudante do curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial na Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, São Paulo. E-mail: Thiago.ribeiroskt@gmail.com.

Luci Mendes de Melo Bonini, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Dra. em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, docente na Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, São Paulo. E-mail: lucibonini@gmail.com.

Roberto Alves Rodrigues, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes e Bacharel em Administração pela Universidade Braz Cubas. Coordenador do curso de Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos. E-mail: roberto.rodrigues7@fatec.sp.gov.br.

Samuel Fernandes Nunes, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Mestrando em Tecnologia Nuclear, IPEN-USP, especialista em Engenharia da Produção, UNG e docente na Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, São Paulo. E-mail: Samuel.nunes01@fatec.sp.gov.br.

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Santos, C. V. dos ., Freitas, K. C. C. ., Macedo, T. R. ., Bonini, L. M. de M. ., Rodrigues, R. A. ., & Nunes, S. F. . (2022). O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA CADEIA DE SUPRIMENTOS DAS INDÚSTRIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 1612–1624. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5576

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.