IMPLANTAÇÃO DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) NUMA FÁBRICA DE TRATORES: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Carolina Santos de Paula Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, SP
  • Mario César de Oliveira Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, SP
  • José Carlos Chacon Filho Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, SP
  • Luci Mendes de Melo Bonini Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, SP
  • Samuel Fernandes Nunes Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7573

Palavras-chave:

Padronização de processos de produção. Sistema de produção enxuta. Indústria de tratores.

Resumo

Um Procedimento Operacional Padrão (POP) auxilia a execução de tarefas, reduz falhas, mas acabar com a resistência dos colaboradores pode ser uma tarefa fácil quando há envolvimento de todos. Esse trabalho tem como objetivo apresentar conceitos de um Procedimento Operacional Padrão dentro de um Sistema de Produção Enxuta e descrever o processo de implantação dele na célula de motores da linha leve de uma fábrica de tratores. Como método optou-se pelo estudo de caso numa montadora de tratores na região do Alto Tietê, São Paulo. Os resultados demonstraram que os documentos criados tinham clareza tanto nas fotos como nas descrições e sequenciamento e que eles foram disponibilizados de fácil acesso em formato digital, num totem num interior da célula, bem como em formato de fichas impressas na entrada dela. Concluiu-se que Para gerenciar melhor a produção industrial é necessário planejar e produzir informações claras, em documentos apropriados de fácil acesso a fim de evitar problemas de reprodutibilidade, cuja ausência, desencoraja a implementação bem-sucedida.

Biografia do Autor

Carolina Santos de Paula, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, SP

Estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, SP.

Mario César de Oliveira, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, SP

Estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, SP.

José Carlos Chacon Filho, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, SP

Estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, SP.

Luci Mendes de Melo Bonini, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, SP

Dra. em comunicação e semiótica pela PUC-SP, docente na Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, SP.

Samuel Fernandes Nunes, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Mestrando em Tecnologia Nuclear, IPEN-USP, especialista em Engenharia da Produção, UNG e docente na Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, São Paulo. 

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Paula, C. S. de ., Oliveira, M. C. de ., Chacon Filho, J. C. ., Bonini, L. M. de M. ., & Nunes, S. F. . (2022). IMPLANTAÇÃO DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) NUMA FÁBRICA DE TRATORES: UM ESTUDO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 770–781. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7573