IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S NA INDÚSTRIA DE DESCARTÁVEIS PLÁSTICOS

Autores

  • Danilo Santos Correia Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, SP
  • Rafael Maranhão de Oliveira Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, SP
  • Luci Mendes de Melo Bonini Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7826

Palavras-chave:

Programa 5S. Produção. Qualidade. Produtos e Serviços.

Resumo

O termo 5S liga-se ao conjunto de 5 palavras advindas do japonês, adaptado ao português como “Cinco Sensos”, uma das principais ferramentas criadas no sistema Toyota de produção, que resultou a melhoria do sistema de produção. Este trabalho tem como objetivo descrever o processo de implantação dessa metodologia numa empresa de copos descartáveis plásticos, localizada na cidade de Guarulhos, São Paulo. Trata-se de uma indústria de pequeno porte que atua no ramo de plásticos descartáveis, onde fabricam-se copos, pratos, potes e tampas descartáveis de poliestireno. Trata-se de pesquisa de natureza aplicada, que descreve proposta de planejamento e implementação de programa de qualidade 5S numa empresa de copos plásticos descartáveis no município de Guarulhos, SP. Os resultados demonstraram que a implementação do programa, batizado pela empresa de “Programa CLEAN”: C - Conservação; L - Limpeza; E - Empenho; A - Autodisciplina e N – Normatização, deu-se de maneira ordenada, em sintonia com os colaboradores até o CLE, até a finalização desta pesquisa. O processo de limpeza e de criação de checklists deixou mais fácil a visualização de onde se quer chegar. Concluiu-se que a metodologia 5S está muito além de um programa de qualidade, envolve a ideia da produtividade. Essa metodologia está mais atrelada a comunicação pois tudo vai da criação de documentos, que, por sua vez geram processos didáticos e que acabam despertando a compreensão e a vontade dos colaboradores em aceitar essa nova sintonia, a fim de que esse processo se transforme em rotina, e não caia no comodismo.

Biografia do Autor

Danilo Santos Correia, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, SP

Estudante do curso superior de tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, SP. 

Rafael Maranhão de Oliveira, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, SP

Estudante do curso superior de tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, SP. 

Luci Mendes de Melo Bonini, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC, SP e docente na Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP.Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP. 

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Correia, D. S. ., Oliveira, R. M. de ., & Bonini, L. M. de M. . (2022). IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S NA INDÚSTRIA DE DESCARTÁVEIS PLÁSTICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 2340–2359. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7826