SUCESSÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO NAS EMPRESAS FAMILIARES: O RH COMO FATOR ESTRATÉGICO NESSE PROCESSO

Autores

  • Giovana Lima Monteiro Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP
  • Jaline Mayumi Yamauchi Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP
  • Daniele Regina Garcia Kumanaya Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP
  • Luiz Edmundo de Oliveira Moraes Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP
  • Luci Mendes de Melo Bonini Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7248

Palavras-chave:

Sucessão empresarial. Sucessão em empresa familiar. Recursos Humanos.

Resumo

Este estudo aborda a sucessão e a profissionalização nas empresas familiares. São objetivos deste trabalho: estudar as diferentes formas de sucessão em empresas de diferentes idades e tamanhos em estudos de casos na produção acadêmica no Brasil de 2012 a 2020 e refletir sobre a necessidade da profissionalização dos futuros sucessores, além do conhecimento técnico, abrangendo também as habilidades interpessoais e discutir estratégias de gestão de recursos humanos para equilibrar questões familiares e negócios. Trata-se de uma revisão de literatura realizada na base de dados Google Acadêmico, com artigos publicados em português e inglês entre os anos de 2012 a 2020. Foi utilizado um total de 44 artigos considerados relevantes para o estudo. Para os artigos e/ou trabalhos com estudos de caso de sucessões nas empresas, encontraram-se 13 artigos que foram categorizados em: com plano sucessório e sem plano sucessório. Os resultados demonstraram que empresas maiores se preocupam mais com uma sucessão familiar do que as empresas menores, embora existam exceções. Concluiu-se que a preparação da sucessão é o segredo para o crescimento e longevidade das empresas familiares. Se uma empresa familiar deseja ter sucesso e longevidade, ela deve elaborar um plano de sucessão, pois quando se tem um planejamento acerca de quem são os possíveis sucessores, como serão treinados para ocupar o cargo, quais formações e experiências serão exigidas, quando esse candidato irá trabalhar na empresa, tudo se torna melhor de lidar

Biografia do Autor

Giovana Lima Monteiro, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP

Estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP. E-mail: gigi.lmonteiro@gmail.com.

Jaline Mayumi Yamauchi, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP

Estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP. E-mail: jaline_mayumi@hotmail.com.

Daniele Regina Garcia Kumanaya, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes e docente na Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP. E-mail: danirgarcia@yahoo.com.br.

Luiz Edmundo de Oliveira Moraes, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP

Doutor em Engenharia da Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Coordenador do curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP. E-mail: luiz.moraes@fatec.sp.gov.br.

Luci Mendes de Melo Bonini, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e docente na Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP. E-mail: lucibonini@gmail.com.

 

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Monteiro, G. L. ., Yamauchi, J. M. ., Kumanaya, D. R. G. ., Moraes, L. E. de O. ., & Bonini, L. M. de M. . (2022). SUCESSÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO NAS EMPRESAS FAMILIARES: O RH COMO FATOR ESTRATÉGICO NESSE PROCESSO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 1449–1465. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7248