RECRUTAMENTO E SELEÇÃO ON-LINE E O TRABALHO HOME OFFICE NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA PANDEMIA COVID-19

Autores

  • Leonardo da Silva Cardoso Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes - FATEC – SP
  • Thamires de Souza Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes - FATEC – SP
  • Thábata Danielle de Aguiar Salaroli Rugai Universidade de Mogi das Cruzes
  • Daniele Regina Garcia Kumanaya Universidade de Mogi das Cruzes

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7162

Palavras-chave:

Recrutamento e Seleção. On-line. Home office. Micro e Pequenas Empresas. Pandemia COVID-19.

Resumo

Estuda-se o recrutamento e seleção on-line e o trabalho home office em micro e pequenas empresas (MPEs) na pandemia COVID-19. São objetivos deste estudo identificar micro e pequenas empresas que utilizam o recrutamento e seleção on-line e o trabalho home office na pandemia COVID-19, antes, durante e depois a fim de compreender quais dificuldades e desafios enfrentaram e no que as micro e pequenas empresas esperam que o recrutamento e seleção on-line e o trabalho home office possa ser utilizados no pós pandemia e na relação da operação de suas atividades no futuro, quais vantagens e desvantagens de se trabalhar com o home office e a opinião das pequenas organizações sobre a importância de utilizar o recrutamento e seleção on-line e o trabalho home office dentro de tais. A presente pesquisa é de natureza exploratória de abordagem qualitativa. Como método escolheu-se realizar um estudo de caso com 13 pequenas empresas, os dados foram coletados a partir de um questionário realizado pelo Google Forms com as micro e pequenas empresas, a partir de setembro de 2022. Conclui-se que o recrutamento e seleção on-line e o trabalho home office foram de grande importância para a maioria das empresas, mesmo trazendo dificuldades e desafios como: oferecer infraestrutura adequada, promover treinamentos on-line, ter uma boa gestão do trabalho e/ou do processo de recrutamento e seleção. Ainda assim, pode-se observar a relevância e transformação antecipada que a pandemia teve nas relações do processo de recrutamento e seleção on-line e o trabalho home office na evolução tecnológica, como também, a importância estratégica para as pessoas que pretendem permanecer e até adentrarem ao mercado empreendedor brasileiro.

Biografia do Autor

Leonardo da Silva Cardoso, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes - FATEC – SP

Graduando em Gestão Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes - FATEC – SP. E-mail: scardleonardo99@gmail.com.

Thamires de Souza, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes - FATEC – SP

Graduando em Gestão Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes - FATEC – SP. E-mail: thamiresfurlanetto14@gmail.com.

Thábata Danielle de Aguiar Salaroli Rugai, Universidade de Mogi das Cruzes

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (2018/2019), Especialização em Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade Paulista (2005), Graduação em Gestão de Qualidade e Produtividade pela Universidade de Mogi das Cruzes (2003/2004), Graduação em Comunicação Social pela Universidade de Mogi das Cruzes (1995/1998), Graduação em Teologia pelo College Religion Graduation (2000/2003). E-mail: thabata.rugai@fatec.sp.gov.br.

Daniele Regina Garcia Kumanaya, Universidade de Mogi das Cruzes

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (2018/2019), Especialização em Controladoria Estratégica pela Universidade São Judas Tadeu (2002/2003), Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Mogi das Cruzes (1994/1999). E-mail: daniele.kumanaya@fatec.sp.gov.br.

Downloads

Publicado

31/10/2022

Como Citar

Cardoso, L. da S. ., Souza, T. de ., Rugai, T. D. de A. S. ., & Kumanaya, D. R. G. . (2022). RECRUTAMENTO E SELEÇÃO ON-LINE E O TRABALHO HOME OFFICE NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA PANDEMIA COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 538–557. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7162

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)