EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AVALIAÇÃO HUMANIZADA E CONTEXTUALIZADA

Autores

  • Luciane Pereira da Cruz Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18201

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Avaliação Humanizada. Inclusão.

Resumo

Esse artigo buscou analisar a complexidade da avaliação na área da Educação de Jovens e Adultos, destacando as prováveis soluções para aprimorar sua execução, garantindo uma educação significativa para todos, humanizada e contextualizada. A Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem a missão de promover a inclusão social e garantir o direito à educação. É um modelo educacional que valoriza o desenvolvimento integral do aluno, considerando suas competências intelectuais, afetivas e coletivas. A LDB nº 9.394/96 no Art. 1º estabelece que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Os métodos aplicados foram pesquisa em livros e artigos científicos para coleta de dados e comparação com a realidade da escola onde foi desenvolvido o trabalho. Os resultados da pesquisa mostraram, contudo, que a avaliação nesse contexto continua enfrentando desafios como a heterogeneidade, o nível discrepante de maturidade e compreensão dos conteúdos em estudo, e falta de recursos humanos e material para que possam aplicar metodologias diferenciadas. É necessário discutir abordagens metodologias adequadas e propor estratégias para melhorar o processo avaliativo, com a intenção de ter um ensino mais eficaz, uma avaliação mais humanizada e que a teoria possa fazer sentido na vida dos estudantes.

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Biografia do Autor

Luciane Pereira da Cruz, Christian Business School

Professora, Especialização em Psicopedagogia. Mestrado em Ciências da Educação. Christian Business School.

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Publicado

2025-02-19

Como Citar

Cruz, L. P. da. (2025). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AVALIAÇÃO HUMANIZADA E CONTEXTUALIZADA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 1627–1640. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18201