A IMPORTÂNCIA DA ACURÁCIA NO CONTROLE DE ESTOQUES

Autores

  • Anderson Covic Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos
  • Caique Gomes dos Santos Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos
  • Paulo Henrique dos Santos Dias Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos
  • Luci Mendes de Melo Bonini Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos
  • Samuel Fernandes Nunes Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5832

Palavras-chave:

Acurácia. Gestão de Estoques. Inventário.

Resumo

Estuda-se o processo de gerenciamento de estoques. Este estudo tem como objetivo estudar como os inventários e as novas tecnologias para gerenciamento de estoques podem auxiliar na garantia da acurácia nas informações dos estoques. Trata-se de pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Elaborou-se uma revisão narrativa de literatura e um levantamento de documentos existentes em empresas prestadoras de serviço de gerenciamento de estoques, disponíveis na web. Os resultados mostram que a falta de acurácia traz impactos para diferentes setores da empresa, tais como planejamento, produção, vendas e custos e que entre as soluções para aumentar a acuracidade são: o inventário físico, a metodologia Just-in-time, o Kanban, o Material Requirement Planning (MRP) e o código de barras, este último agiliza a identificação dos produtos e proporciona uma linguagem comum entre as transações sejam nacionais ou internacionais. Concluiu-se que a gestão de estoques vem crescendo em seus aspectos técnicos, práticos e tecnológicos. A tecnologia tem expandido seu olhar para a melhoria da acurácia, principalmente no sentido de desenvolver mecanismos de identificação de mercadorias no nível nacional e internacional, facilitando todos os setores da empresa e minimizando a margem de erro da acurácia.

Biografia do Autor

Anderson Covic, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos. E-mail: andersoncovic@yahoo.com.br.

Caique Gomes dos Santos, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos. E-mail: gomescaique@yahoo.com.br.

Paulo Henrique dos Santos Dias, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos. E-mail: paulo_henrique_2021@outlook.com.

Luci Mendes de Melo Bonini, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Dra. em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, docente na Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, São Paulo. E-mail: lucibonini@gmail.com.

Samuel Fernandes Nunes, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Mestrando em Tecnologia Nuclear, IPEN-USP, especialista em Engenharia da Produção, UNG e docente na Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, São Paulo. E-mail: samuel.nunes01@fatec.sp.gov.br.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Covic, A. ., Santos, C. G. dos ., Dias, P. H. dos S. ., Bonini, L. M. de M. ., & Nunes, S. F. . (2022). A IMPORTÂNCIA DA ACURÁCIA NO CONTROLE DE ESTOQUES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 747–766. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5832