ANÁLISE DE CURVA ABC: REVISÃO DE ESTUDOS DE CASOS

Autores

  • Jenifer Cristina dos Santos Pereira Universidade de Vassouras
  • Luiz Felipe Caramez Berteges Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5814

Resumo

Este artigo objetiva analisar o uso da Curva ABC na Gestão de Estoques a partir de Estudos de Caso encontrados na literatura científica. Para tal, foi realizada uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva, formulada a partir de um levantamento bibliográfico na plataforma Google Acadêmico em documentos publicados entre 2017 e 2022 em língua portuguesa. Os resultados mostram que o cálculo da Curva ABC é realizado com poucas variáveis, a saber: o faturamento da empresa; a demanda valorizada; e o consumo dos itens pelo volume de vendas. Além da identificação dos itens mais vendidos e seu valor em estoque, compondo a Curva ABC e indicando quais os produtos merecem mais atenção dentro do gerenciamento de mercadorias armazenadas, as pesquisas examinadas partem da definição do Diagrama de Pareto com finalidades extras: definição do Estoque de Segurança; planejamento de compras por meio da definição de Lote Econômico de Compra; modelagem do layout da organização para melhoria da distribuição de produtos; identificação da qualidade das compras efetuadas em um período. É possível concluir que são grandes os benefícios do uso da Curva ABC para a Gestão de Estoques, seja ele usado para quaisquer as finalidades desejadas.

Biografia do Autor

Jenifer Cristina dos Santos Pereira, Universidade de Vassouras

Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade de Vassouras, em Vassouras – RJ. E-mail para correspondência: jenifercristina.sp07@gmail.com.

Luiz Felipe Caramez Berteges, Universidade de Vassouras

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Vassouras, em Vassouras – RJ, Especialização em Gestão de Projetos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro – RJ, Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro – RJ.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Pereira, J. C. dos S. ., & Berteges, L. F. C. . (2022). ANÁLISE DE CURVA ABC: REVISÃO DE ESTUDOS DE CASOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 385–399. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5814