A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE ESTOQUE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA LOJA DE AUTOPEÇAS EM ILHÉUS-BA

Autores

  • Igor Maia de Queiroz Faculdade de Ilhéus
  • Sérgio David Ferreira Cruz Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11993

Palavras-chave:

Estoque. Inventário.

Resumo

Este estudo de caso aborda sobre como ocorre o processo de organização do estoque de uma empresa de autopeças, bem como demonstra a sua importância para a gestão. Com isso, busca retratar de forma prática a relevância do gerenciamento de estoque como um meio de controle interno em uma instituição local. Desse modo, faz se necessário realizar uma revisão da literatura dividida a partir no aprofundamento quanto ao conceito de estoque; gestão de estoque; administração de materiais; prevenção de vendas e avarias; inventário; acurácia; armazenagem e movimentação, a fim de aprofundar os conhecimentos acerca da temática abordada. Nesse sentido, para nortear tal estudo foi utilizado uma abordagem qualitativa/quantitativa para analisar a organização de estoques de uma empresa de peças automotivas por meio de entrevistas, observações e coletas de dados através da inclusão de práticas do inventário. Os resultados obtidos foram que a gestão inclui funções como compras, monitorização e armazenamento, e é fundamental para garantir que os fornecimentos são adequados e não excedentes ou escassos. O controle de estoque envolve inventário, registro e otimização com o objetivo de melhorar a eficiência e reduzir custos operacionais.

Biografia do Autor

Igor Maia de Queiroz, Faculdade de Ilhéus

Discente do curso de Administração da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia. 

Sérgio David Ferreira Cruz, Faculdade de Ilhéus

Docente do curso de Administração da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia. 

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Publicado

2023-11-16

Como Citar

Queiroz, I. M. de, & Cruz, S. D. F. (2023). A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE ESTOQUE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA LOJA DE AUTOPEÇAS EM ILHÉUS-BA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 3367–3386. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11993