RESILIÊNCIA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, HABILIDADES, DESAFIOS E O PAPEL DA ORGANIZAÇÃO

Autores

  • Silas Batista dos Santos Filho Miami University of Science and Tecnology - MUST - Flórida/USA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9240

Palavras-chave:

Resiliência. Inteligência Emocional. Habilidades Emocionais. Gestão de Conflitos. Emoções.

Resumo

Considerando-se o ambiente de trabalho das organizações atuais e a sua relação entre o cenário externo e a velocidade em que as mudanças de toda ordem acontecem, entende-se que o comportamento humano é diretamente afetado por esse contexto. Há influência direta da rotina diária das pessoas na capacidade humana de atingir objetivos e metas. O ambiente das organizações demanda que os gestores e colaboradores desenvolvam habilidades e capacidades de identificar e gerir emoções. Essas habilidades ainda não são plenamente definidas, mas dentro do universo conhecido, a Inteligência Emocional e a Resiliência tem exercido papel fundamental para a melhor eficiência das organizações. Quando a organização considera essas vertentes, consegue conduzir melhor os conflitos humanos e prevenir atitudes não produtivas do comportamento humano. É de grande relevância que os gestores possuam capacidades de identificar, compreender, usar e gerenciar as emoções nas organizações. Em que pese a relevância do assunto, o desenvolvimento dessas habilidades desejadas se constitui em um desafio frente à pluralidade dos indivíduos e a soberania do ambiente externo à organização. As organizações findam exercendo um papel preponderante se considerarmos que precisam adotar essa compreensão. O presente estudo busca apresentar formas de desenvolver Resiliência e Inteligência Emocional e identificar desafios, além da importância da organização nesse contexto.

Biografia do Autor

Silas Batista dos Santos Filho, Miami University of Science and Tecnology - MUST - Flórida/USA

Mestrando em "Business Administration - Human Resources", pela "Miami University of Science and Tecnology - MUST - Flórida/USA". Especialista em gestão Estratégica de Pessoas, pelo Centro de Estudos de Especialização e Extensão - CENES/Focus - Cascavel/PR (2022) e Especialista em Metodologia do Ensino Superior, pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2002). Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (2000). 

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

Santos Filho, S. B. dos. (2023). RESILIÊNCIA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, HABILIDADES, DESAFIOS E O PAPEL DA ORGANIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 562–570. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9240