INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: COMO ESTRATÉGIA PARA CRIAÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA

Autores

  • Jorge Edivan da Silva Dias MUST University - Flórida
  • Francisco Fernandes da Costa Souza Servidor público efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8403

Palavras-chave:

nteligência Emocional. Estratégia. Treinamento. Política. Educação.

Resumo

Este trabalho tem como escopo refletir sobre  uma proposta de política organizacional voltada ao desenvolvimento da Inteligência Emocional de colaboradores em empresas privadas através de um processo contínuo de educação organizacional. Como embasamento teórico, fora realizada uma pesquisa exploratória bibliográfica acerca dos conceitos de Inteligência Emocional, Treinamento, Consultoria e Educação Corporativa. Gestores e equipes de trabalho emocionalmente inteligentes estão mais preparados para lidar com situações críticas por superarem situações desconfortáveis que prejudicam o desempenho da equipe e por conseqüência, da organização. Desta forma, investir na educação dos colaboradores para desenvolver suas habilidades emocionais pessoais e em equipe é fundamental para que a estratégia organizacional alcance seus resultados e permita a sobrevivência da empresa em um mercado tão competitivo e globalizado. Outro benefício em promover o desenvolvimento emocional das pessoas é o de proporcionar uma melhora na qualidade de vida no ambiente de trabalho, seja incentivando o respeito, a confiança, a justiça ou a honestidade, seja através de atividades físicas. Considerando a digitalização do trabalho provocada pela pandemia do novo coronavírus, fortalecer o emocional dos profissionais é indispensável para o combate de quadros de conflitos e disputas.

Biografia do Autor

Jorge Edivan da Silva Dias, MUST University - Flórida

Mestrando em Administração pela MUST University - Flórida. Especialista em Gestão de Projetos pela UNINASSAU. Graduado em Administração pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Servidor público efetivo na Universidade Federal do Amazonas. 

Francisco Fernandes da Costa Souza, Servidor público efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas

Servidor público efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) que possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e especialização em MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. 

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

Dias, J. E. da S. ., & Souza, F. F. da C. . (2023). INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: COMO ESTRATÉGIA PARA CRIAÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 151–160. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8403