A GERAÇÃO Z COMO FATOR ESTRATÉGICO DE VANTAGEM COMPETITIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8702Palavras-chave:
Geração Z. Motivação. Liderança. Remuneração estratégica.Resumo
Este ensaio teórico tem por objetivo geral compreender se as empresas estão aptas para receber e manter em suas equipes a nova geração de trabalhadores. Paralelamente, tem-se por escopo refletir sobre uma estratégia ou política de desenvolvimento com intuito de reter o colaborador da geração Z. Desenvolver instrumentos teóricos e práticos com essa finalidade é essencial, uma vez que as organizações precisam do perfil nato-digital dos jovens da geração retromencionada para se manterem atualizadas, antecipar ameaças e explorar oportunidades de mercado, bem como para entender os padrões de consumo desses jovens no mercado consumidor com o fito de ofertar-lhes produtos e serviços alinhados aos seus anseios. Uma vez empreendidos esforços direcionados à compreensão dos jovens dessa geração, é de suma importância que os gestores desenvolvam instrumentos de gestão nos campos da motivação, remuneração estratégica, delegação e compartilhamento de valores para captar esses jovens e mantê-los na organização motivados e apresentando desempenho satisfatório. Salienta-se também que é mister dotar os líderes da geração Z de ferramentas gerenciais adequadas para que estejam à frente dos demais jovens da sua geração, pois teoricamente, encontrariam menos resistência em promover o engajamento da equipe, uma vez que seus valores, visão de mundo e motivações são alinhados, diferentemente dos líderes das gerações anteriores que tendem a sofrer maior rijeza nesse processo. Para embasar o estudo, fora realizada uma pesquisa exploratória bibliográfica em livros e artigos científicos.
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