A GERAÇÃO Z COMO FATOR ESTRATÉGICO DE VANTAGEM COMPETITIVA

Autores

  • Jorge Edivan da Silva Dias MUST University - Flórida
  • Nycolle Oliveira Souza Santos Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Francisco Fernandes da Costa Souza Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8702

Palavras-chave:

Geração Z. Motivação. Liderança. Remuneração estratégica.

Resumo

Este ensaio teórico tem por objetivo geral compreender se as empresas estão aptas para receber e manter em suas equipes a nova geração de trabalhadores. Paralelamente, tem-se por escopo refletir sobre uma estratégia ou política de desenvolvimento com intuito de reter o colaborador da geração Z. Desenvolver instrumentos teóricos e práticos com essa finalidade é essencial, uma vez que as organizações precisam do perfil nato-digital dos jovens da geração retromencionada para se manterem atualizadas, antecipar ameaças e explorar oportunidades de mercado, bem como para entender os padrões de consumo desses jovens no mercado consumidor com o fito de ofertar-lhes produtos e serviços alinhados aos seus anseios. Uma vez empreendidos esforços direcionados à compreensão dos jovens dessa geração, é de suma importância que os gestores desenvolvam instrumentos de gestão nos campos da motivação, remuneração estratégica, delegação e compartilhamento de valores para captar esses jovens e mantê-los na organização motivados e apresentando desempenho satisfatório. Salienta-se também que é mister dotar os líderes da geração Z de ferramentas gerenciais adequadas para que estejam à frente dos demais jovens da sua geração, pois teoricamente, encontrariam menos resistência em promover o engajamento da equipe, uma vez que seus valores, visão de mundo e motivações são alinhados, diferentemente dos líderes das gerações anteriores que tendem a sofrer maior rijeza nesse processo. Para embasar o estudo, fora realizada uma pesquisa exploratória bibliográfica em livros e artigos científicos.

Biografia do Autor

Jorge Edivan da Silva Dias, MUST University - Flórida

Mestrando em Administração pela MUST University - Flórida. Especialista em Gestão de Projetos pela UNINASSAU. Graduado em Administração pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Servidor público efetivo na Universidade Federal do Amazonas. 

Nycolle Oliveira Souza Santos, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestranda em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Especialista em Gestão de Pessoas pelo IDAAM. Graduada em Administração pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Servidora pública efetiva na Universidade Federal do Amazonas.

Francisco Fernandes da Costa Souza, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Servidor público efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) que possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e especialização em MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. 

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Dias, J. E. da S. ., Santos, N. O. S. ., & Souza, F. F. da C. . (2023). A GERAÇÃO Z COMO FATOR ESTRATÉGICO DE VANTAGEM COMPETITIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 81–90. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8702