OS SERVIÇOS DE PRONTO ATENDIMENTO AO CIDADÃO COMO MECANISMOS DE INCLUSÃO PREVIDENCIÁRIA

Autores

  • Francisco Fernandes da Costa Souza ULBRA
  • Caroline Araújo da Costa ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20150

Palavras-chave:

Direitos Fundamentais. Previdência Social. Instituto Nacional do Seguro Social. Políticas Públicas.

Resumo

A literatura acadêmica evidencia que a migração para os canais remotos do atendimento e da análise do processo administrativo para concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social tem provocado, como efeito colateral, uma exclusão previdenciária silenciosa de incontáveis brasileiros. Dessarte, o presente artigo objetiva propor um projeto de inclusão previdenciária que alinhe a disseminação do conhecimento da legislação previdenciária, o atendimento espontâneo e presencial aos hipossuficientes e analfabetos digitais nos serviços de pronto atendimento e sua representação jurídica gratuita pelos núcleos de práticas jurídicas das universidades parceiras. O método eleito para alcançar essa finalidade foi a pesquisa descritiva, com uma abordagem qualitativa dos dados secundários provenientes de um estudo bibliográfico e documental realizado em bases de dados públicas e privadas, relatórios, produção acadêmica e jurisprudência dos tribunais superiores. Ademais, a proposta difundida neste artigo fica à disposição da comunidade, e sua possível implementação servirá de hipótese para futuras pesquisas científicas, a fim de avaliar seu grau de efetividade.

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Biografia do Autor

Francisco Fernandes da Costa Souza, ULBRA

Especialista em gestão de pessoas (UEA), graduado em administração (UFAM), atualmente finalista do curso de direito ULBRA/AM. 

Caroline Araújo da Costa, ULBRA

Mestre em direito, coordenadora e professora do curso de direito da ULBRA/AM.

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Souza, F. F. da C., & Costa, C. A. da. (2025). OS SERVIÇOS DE PRONTO ATENDIMENTO AO CIDADÃO COMO MECANISMOS DE INCLUSÃO PREVIDENCIÁRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 5508–5529. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20150