DESAFIOS DA LIDERANÇA: INTEGRANDO GERAÇÕES EM UM AMBIENTE DIGITALIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19929

Palavras-chave:

Diversidade Geracional. Comunicação Organizacional. Transformação Digital.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo geral analisar os impactos das diferenças geracionais na comunicação, motivação e integração dos colaboradores no ambiente de trabalho contemporâneo, especialmente diante dos desafios impostos pela transformação digital. Para alcançar esse propósito, foi adotada uma abordagem metodológica de natureza exploratória, com combinação de técnicas qualitativas e quantitativas. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado a profissionais de diferentes gerações. Os principais resultados revelaram que as divergências geracionais afetam diretamente as relações interpessoais, sendo as diferenças de valores, estilos de comunicação e adaptação à tecnologia os principais fatores de conflito. A Geração Z e os Millennials demonstraram maior abertura à inovação, flexibilidade e compartilhamento de conhecimento, enquanto os Baby Boomers priorizaram estabilidade e liderança tradicional. Conclui-se que a gestão eficaz da diversidade geracional requer estratégias adaptativas, como a liderança participativa e programas de mentoria reversa, promovendo um ambiente colaborativo, integrador e produtivo. A valorização das competências de cada geração pode transformar um desafio em uma vantagem competitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Henrique Mainardi, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga e Teologia da Faculdade de Teologia e Ciências de Votuporanga (FATEC). Graduado em Administração pela UNIFEV) e Teologia pela FATEC. Especialista em Mercado Financeiro e Banking pela Unicesumar e Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil, https://orcid.org/0009-0005-7588-6912.

Lucas Alves da Cruz, Faculdade Futura

²Graduando em Administração. Faculdade Futura. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-1627-9888.

Wander Cleiton Santana, Faculdade Futura

Graduando em Administração. Faculdade Futura.

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

4Docente nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Futura. Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), Graduada em Administração pela Faculdade Futura, Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO), Mestrado em Administração (UNIMEP), Orcid: 0000-0002-2202-309X.

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduado em Matemática. (UNIFEV). Especialista em Matemática (UNICAMP). Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR). Mestrado em Matemática (UNESP), https://orcid.org/0000-0003-0238-5058.

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no Curso de Pedagogia na Faculdade Futura. Graduada em Direito (UNIFEV).Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV)Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4672-6013.

Downloads

Publicado

2025-06-18

Como Citar

Mainardi, F. H., Cruz, L. A. da, Santana, W. C., Silva, S. D. da, Mendes, I., & Oliveira, E. A. de. (2025). DESAFIOS DA LIDERANÇA: INTEGRANDO GERAÇÕES EM UM AMBIENTE DIGITALIZADO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 3997–4016. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19929