A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL COMO UM MECANISMO ESTRATÉGICO DE GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Nayra Carvalho Silva Faculdade Serra do Carmo
  • Martha Helena Rodrigues de Souza Universidade Kennedy – UK

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12672

Palavras-chave:

Inteligência Emocional. Gestão de Pessoas. Desenvolvimento Organizacional.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso que explora a importância da inteligência emocional como um mecanismo de gestão nas empresas. Com base em um formulário de pesquisa aplicado a um público diversificado, composto por indivíduos com idade superior a 16 anos, analisamos as respostas coletadas para compreender como a inteligência emocional é percebida e valorizada no ambiente de trabalho. A pesquisa inclui uma revisão das teorias fundamentais da inteligência emocional, enfocando as contribuições de autores como Daniel Goleman, Peter Salovey, John D. Mayer, entre outros. A análise dos resultados coletados permitirá avaliar como a inteligência emocional influencia as relações intrapessoais e interpessoais nas organizações, bem como seu papel no desenvolvimento organizacional.

A pesquisa inclui uma revisão das teorias fundamentais da inteligência emocional, enfocando as contribuições de autores como Daniel Goleman, Peter Salovey, John D. Mayer, entre outros. A análise dos resultados coletados permitirá avaliar como a inteligência emocional influencia as relações intrapessoais e interpessoais nas organizações, bem como seu papel no desenvolvimento organizacional.

Biografia do Autor

Nayra Carvalho Silva, Faculdade Serra do Carmo

Acadêmica de Administração, Faculdade Serra do Carmo.

Martha Helena Rodrigues de Souza, Universidade Kennedy – UK

Administradora e Doutora em Psicologia Social pela Universidade Kennedy – UK em Buenos aires - AR.

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Silva, N. C., & Souza, M. H. R. de. (2023). A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL COMO UM MECANISMO ESTRATÉGICO DE GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 3468–3493. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12672