A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL COMO UM MECANISMO ESTRATÉGICO DE GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Autores/as

  • Nayra Carvalho Silva Faculdade Serra do Carmo
  • Martha Helena Rodrigues de Souza Universidade Kennedy – UK

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12672

Palabras clave:

Inteligência Emocional. Gestão de Pessoas. Desenvolvimento Organizacional.

Resumen

Este artigo apresenta um estudo de caso que explora a importância da inteligência emocional como um mecanismo de gestão nas empresas. Com base em um formulário de pesquisa aplicado a um público diversificado, composto por indivíduos com idade superior a 16 anos, analisamos as respostas coletadas para compreender como a inteligência emocional é percebida e valorizada no ambiente de trabalho. A pesquisa inclui uma revisão das teorias fundamentais da inteligência emocional, enfocando as contribuições de autores como Daniel Goleman, Peter Salovey, John D. Mayer, entre outros. A análise dos resultados coletados permitirá avaliar como a inteligência emocional influencia as relações intrapessoais e interpessoais nas organizações, bem como seu papel no desenvolvimento organizacional.

A pesquisa inclui uma revisão das teorias fundamentais da inteligência emocional, enfocando as contribuições de autores como Daniel Goleman, Peter Salovey, John D. Mayer, entre outros. A análise dos resultados coletados permitirá avaliar como a inteligência emocional influencia as relações intrapessoais e interpessoais nas organizações, bem como seu papel no desenvolvimento organizacional.

Biografía del autor/a

Nayra Carvalho Silva, Faculdade Serra do Carmo

Acadêmica de Administração, Faculdade Serra do Carmo.

Martha Helena Rodrigues de Souza, Universidade Kennedy – UK

Administradora e Doutora em Psicologia Social pela Universidade Kennedy – UK em Buenos aires - AR.

Publicado

2023-12-15

Cómo citar

Silva, N. C., & Souza, M. H. R. de. (2023). A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL COMO UM MECANISMO ESTRATÉGICO DE GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 3468–3493. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12672