EXERCÍCIO DA RESPONSABILIDADE PARENTAL NO ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA 9ª E 10ª CLASSES EM MOÇAMBIQUE, ESTUDO DE CASO: ESCOLA SECUNDÁRIA ALFREDO NAMITETE, PROVÍNCIA DE MAPUTO

Autores

  • Octávio Manuel de Jesus Instituto Central das Ciências Pedagógicas de Havana-Cuba
  • Vitoria Afonso Langa de Jesus Ministério da Ciência e Tecnologia
  • Manuel Pastor Francisco Conjo Universidade Federal de Viçosa–Minas
  • Adelina Mariquele Baera Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique
  • Vaz Fernando Baera Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5545

Palavras-chave:

Responsabilidade parental. Acompanhamento da aprendizagem. Pais e encarregados de educação.

Resumo

Este artigo tem como questão de partida a pergunta «Como é que os pais e encarregados de educação exercem a sua responsabilidade parental no acompanhamento da aprendizagem dos educandos da 9ª e 10ª classe na Escola Secundária Alfredo Namitete». Enveredou-se pela abordagem metodológica qualitativa, que tem como base a análise das perceções dos sujeitos, coletadas por inquérito, que por vezes também são representados através do uso de recursos quantitativos. Como suporte metodológico foram aplicados ainda os métodos de análise documental e do inquérito. O estudo teve uma amostra socialmente diferenciada, com um total de 320 sujeitos, distribuídos por diversos subgrupos: 189 Alunos/Educandos da 98 e 10ª classe, 28 Directores de Turma e 103 Pais e Encarregados de Educação. A técnica de amostragem usada para a constituição da amostra foi de amostragem por conveniência.

Biografia do Autor

Octávio Manuel de Jesus, Instituto Central das Ciências Pedagógicas de Havana-Cuba

Doutor em Ciências Pedagógicas, Moçambicano, funcionário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Doutoramento (2003),em Ciências Pedagógicas, componente Educação Ambiental, através da disciplina de Geografia, no Instituto Central das Ciências Pedagógicas de Havana-Cuba. Mestrado (1998), em Didáctica da Geografia, Menção Geografia Económica e Social, no Instituto Superior Pedagógico “Enrique José Varona” em Havana- Cuba. Licenciatura (1992)em Ensino de História e Geografia, no Instituto Superior Pedagógico de Maputo-Moçambique.Docente na Universidade Pedagógica de Maputo (desde 2006), categoria Professor Auxiliar, nas seguintes cadeiras científicas: Gestão Ambiental e Educação Ambiental; Didáctica de Geografia; Geografia de Moçambique I e II; Temas de Actualidade em Geografia Física Geral e Geografia Física Regional.Membro de Júri, Supervisor e Arguente nas Defesas de Monografias, Dissertações em Havana- Cuba e Maputo-Moçambique.Supervisor das teses de Doutoramento em Moçambique. Correio electrónico: Octaviom2001@yahoo.es.

Vitoria Afonso Langa de Jesus, Ministério da Ciência e Tecnologia

Doutorada em Sociologia.  Diretora Executiva do Fundo Nacional de Investigacao (FNI). Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional Mandal. E-mail: 0691@yahoo.es. www.fni.gov.mz

Manuel Pastor Francisco Conjo, Universidade Federal de Viçosa–Minas

Doutorado Engenharia de Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa–Minas Gerais–Brasil. Instituição: Universidade Pedagógica de Maputo/Universidade Federal de Viçosa. Mestrado em Gestão Ambiental pela Universidade Pedagógica de Maputo–Moçambique. Bacharel e Licenciado em Ensino de Geografia pela Universidade Pedagógica de Maputo–Moçambique. Técnico Superior em Higiene e Segurança no Trabalho e Meio Ambiente pela Ensine Moçambique. Doente universitária Nas disciplinas de Gestão e Educação ambiental. E-mail: pastorconjo007@gmail.com

Adelina Mariquele Baera, Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique

Doutoranda em Educação – Currículo, Mestre em Educação/Formação de Formadores, Licenciada em Planificação, Administração e Gestão Escolar, pela Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique, Bacharelado em Ciência de Educação: Especialidade em Educação Moral Cívica, pelo Instituto Superior Mãe Maria da África (ISMA), Maputo – Moçambique, Docente na Cadeira de Ética e Deontologia Profissional, no Instituto Superior Dom Bosco em Maputo – Moçambique, Docente na Cadeira de Organização Administração Escolar no Instituto Superior de Estudos de Defesa “Tenente – General Armando Emílio Guebuza” (ISIDEF) em Maputo – Moçambique, Professora há 21 anos, nos vários níveis de Ensino em Inhambane e Maputo Província – Moçambique. E-mail: adelinamariquele@gmail.com

Vaz Fernando Baera, Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique

Mestre em Educação, Administração e Gestão de Educação, Licenciado em Planificação, Administração e Gestão Escolar, Bacharelato em Planificação, Administração e Gestão Escolar, pela Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique, Oficial Superior da Polícia da República de Moçambique (PRM), na Classe de Supertendente da Polícia. E-mail: vazfernandobaera@gmail.com

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Publicado

31/05/2022

Como Citar

Jesus, O. M. de ., Jesus, V. A. L. de ., Conjo, M. P. F. ., Baera, A. M. ., & Baera, V. F. . (2022). EXERCÍCIO DA RESPONSABILIDADE PARENTAL NO ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA 9ª E 10ª CLASSES EM MOÇAMBIQUE, ESTUDO DE CASO: ESCOLA SECUNDÁRIA ALFREDO NAMITETE, PROVÍNCIA DE MAPUTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 152–167. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5545

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