ORDENAMENTO TERRITORIAL PARA GESTÃO DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA EM MOÇAMBIQUE- ASPETOS LEGAIS

Autores

  • Manuel Pastor Francisco Conjo Universidade Federal de Viçosa
  • Paulo de Paula e Souza Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique
  • David Benjamim Chichango Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4533

Palavras-chave:

Moçambique. Ordenamento. Território. uso ocupação. terra.

Resumo

A urbanização, o crescimento de bairros suburbanos sem o acompanhamento por serviços básicos ligados ao ordenamento do território, os fluxos migratórios internos, entre outros factores, têm desafiado a governação e toda a sociedade a enfrentar novas realidades. A ocupação desordenada da terra, provocada pelo aumento da procura de lugar para habitação, tem sido um dos factores que contribui para a degradação do meio ambiente, facto que é notório em Moçambique, e neste contexto, o presente estudo pretende discutir o ordenamento do território em Moçambique, apresentando os pressupostos legais desta matéria, num país que observa crescimento urbano sem acompanhamento de seguimento da legislação vigente. Pretende-se trazer consciência às lideranças no sentido de estarem atentas ao processo de ocupação e uso da terra para que este processo seja monitorado com base na legislação vigente. Para realização do presente estudo recorreram-se as pesquisas bibliográfica e documental, sendo que os resultados mostram que o país possui uma legislação bastante forte que poderia atender aos processos de ordenamento do território e desta forma reduzir e corrigir os erros da ocupação desordenada da terra. As autoridades, a todos os níveis de governação, são chamadas a monitorar os processos de ocupação e uso da terra através da aplicação da legislação vigente.

Biografia do Autor

Manuel Pastor Francisco Conjo, Universidade Federal de Viçosa

Doutorando em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa Minas Gerais – Brasil. Mestrado em Gestão Ambiental pela Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique. Bacharel e Licenciado em Ensino de Geografia pela Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique. Técnico Superior em Higiene e Segurança no Trabalho e Meio Ambiente pela Ensine Moçambique.   E-mail: m.conjo@hotmail.com. 

Paulo de Paula e Souza, Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique

Mestrando em Gestão Ambiental, Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente, Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. Gestor. Licenciado em Gestão e Direito Privado. Unirsity of South Africa. Pos- Graduação em Administração de Empresas, University of South Africa. E-mail: ppsouza@hotmail.com.

David Benjamim Chichango, Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique

Mestrando em Gestão Ambiental, Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente, Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. - Prof de Geografia, Licenciado em Ensino de Geografia, Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente, Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. E-mail: davidchitlhango@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Conjo, M. P. F., Souza, P. de P. e ., & Chichango, D. B. . (2022). ORDENAMENTO TERRITORIAL PARA GESTÃO DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA EM MOÇAMBIQUE- ASPETOS LEGAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 24–42. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4533