CARACTERIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS NATURAIS DA PROVÍNCIA DE CABO DELGADO

Autores

  • David Benjamim Chichango Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente- Moçambique
  • Ermelinda José Simão Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente- Moçambique
  • Ilda Tina Francisco Nhanombe Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente- Moçambique
  • Manuel Pastor Francisco Conjo Universidade Federal de Viçosa–Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6558

Palavras-chave:

Cabo Delgado. Recursos naturais. Geodiversidade. Biodiversidade.

Resumo

Neste estudo pretende-se caracterizar os recursos naturais da província de Cabo Delgado, sendo que para sua produção recorreu-se às pesquisas bibliográfica e cartográfica. Realizada a pesquisa, os resultados mostram que, a província de Cabo Delgado apresenta uma rica variedade de recusros naturais, sendo que, sua geodiversidade possui variados recursos com uma diversidade de classes geológicas, resultantes de diversas formações, nomeadamente: Os sistemas quaternário, cenozóico, mesozóico e karro/meso-cenozóico, caracterizado por afloramentos de rochas sedimentares correspondentes a rochas carbonatadas, destacando-se os aluviões; solos com uma textura média argilosa a arenosa, sendo boa a moderada, geralmente bem drenados, ao longo dos vales dos rios, predominam solos aluvionares, escuros, profundos, de textura pesada a média; importantes jazigos de hidrocarbonetos, grafite, rubi, mármore, o calcário, a argila, metais básicos, água mineral e pedras preciosas; cinco bacias hidrográficas consideradas mais importantes designadamente Lúrio, Megaruma, Montepuez, Messalo e Rovuma e um clima predominantemente tropical húmido. A biodiversidade da província é constituida por uma grande densidade florestal concentrada na zona Noroeste da província, mangal ao longo da costa e uma variedade de fauna terrestre e aquática.

Biografia do Autor

David Benjamim Chichango, Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente- Moçambique

Mestrando em Gestão Ambiental, Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente, Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. Professor de Geografia. Licenciado em Ensino de Geografia, Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente, Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. Email: davidchitlhango@gmail.com.

Ermelinda José Simão, Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente- Moçambique

Mestranda em Gestão Ambiental, Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente, Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. Professora de Fisica. Licenciada em Ensino de Física. Faculdade de Ciências Naturais e Matemática. Universidade Pedagógica de Maputo. E-mail: ermelindasimao@gmail.com.

Ilda Tina Francisco Nhanombe, Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente- Moçambique

Mestranda em Gestão Ambiental, Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente, Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. Licenciada em Geografia, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique. Gestora Ambiental no Conselho Municipal da Matola, Maputo. E-mail: tinanhanombe@gmail.com.

Manuel Pastor Francisco Conjo, Universidade Federal de Viçosa–Minas Gerais

Doutor em Engenharia de Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa–Minas Gerais–Brasil. Instituição: Universidade Pedagógica de Maputo/Universidade Federal de Viçosa. Mestrado em Gestão Ambiental pela Universidade Pedagógica de Maputo–Moçambique. Bacharel e Licenciado em Ensino de Geografia pela Universidade Pedagógica de Maputo–Moçambique. Técnico Superior em Higiene e Segurança no Trabalho e Meio Ambiente pela Ensine Moçambique. Doente universitária. Nas disciplinas de Gestão e Educação ambiental. E-mail: pastorconjo007@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Chichango, D. B. ., Simão, E. J. ., Nhanombe, I. T. F. ., & Conjo, M. P. F. . (2022). CARACTERIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS NATURAIS DA PROVÍNCIA DE CABO DELGADO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 32–49. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6558