O PAPEL DAS CONSULTAS PÚBLICAS NA GESTÃO DE RISCOS AMBIENTAIS: UM OLHAR AOS PROJECTOS DE PETRÓLEO E GÁS EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Manuel Pastor Francisco Conjo Universidade Federal de Viçosa Minas Gerais
  • Ajosia da Lídia Basílio Muipela António Universidade Pedagógica de Maputo- Moçambique
  • Arlene Atija de Fátima Cebola Lucas Momade Universidade Pedagógica de Maputo- Moçambique
  • Hortência Luísa Tole Tambo Foquiço Universidade Pedagógica de Maputo- Moçambique
  • Neci da Conceição Nunes Gimo Universidade Pedagógica de Maputo- Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4119

Palavras-chave:

Gestão de Riscos. Petróleo e gás.  Consultas Públicas.

Resumo

A indústria do petróleo e gás, desenvolve uma actividade bastante complexa, que para chegar ao seu produto final, diversos riscos são gerados, dentre eles, riscos ambientais. O presente trabalho traz uma reflexão acerca da comunicação de riscos por meio de consultas públicas para a gestão de riscos ambientais, com particular enfoque para os projectos de petróleo e gás em Moçambique. O presente estudo foi realizado por meio de revisão da literatura existente sobre esta temática, e os resultados revelaram que as consultas públicas jogam um papel fundamental na gestão de riscos, uma vez que a comunicação de riscos, por meio de consultas públicas, é reforçada a participação pública nos processos de tomada de decisão, contribuindo na transparência dos processos e na recepcção aberta de opiniões públicas, aspectos fundamentais para a gestão de riscos através do envolvimento de todos os intervenientes. Mas para que as consultas públicas sejam eficazes, devem ser estruturadas para determinados grupos alvos e temáticas específicas, segundo a complexidade do projecto, e por isso recomenda-se a elaboração de instrumentos legais que orientem os processos de consultas públicas específicos para projectos de petróleo e gás offshore (no mar) e onshore (na terra).

Biografia do Autor

Manuel Pastor Francisco Conjo, Universidade Federal de Viçosa Minas Gerais

Doutorando em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa Minas Gerais – Brasil. Mestrado em Gestão Ambiental pela Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique. Bacharel e Licenciado em Ensino de Geografia pela Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique. Técnico Superior em Higiene e Segurança no Trabalho e Meio Ambiente pela Ensine Moçambique.   E-mail: m.conjo@hotmail.com.

Ajosia da Lídia Basílio Muipela António, Universidade Pedagógica de Maputo- Moçambique

Mestranda em Gestão Ambiental na Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente, Universidade Pedagógica de Maputo. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Lúrio. Email: amuipela@gmail.com.

Arlene Atija de Fátima Cebola Lucas Momade, Universidade Pedagógica de Maputo- Moçambique

Mestranda em Gestão Ambiental na Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente, Universidade Pedagógica de Maputo. Licenciada em Geografia pela Universidade Eduardo Mondlane. Email: arlenemomade08@gmail.com.

Hortência Luísa Tole Tambo Foquiço , Universidade Pedagógica de Maputo- Moçambique

Mestranda em Gestão Ambiental na Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente, Universidade Pedagógica de Maputo. Profissional de segurança no trabalho, ambiente e qualidade. Consultora e auditoria ambiental, certificação pelo Ministério da Terra e Ambiente. Bacharel e Licenciada em Gestão ambiental, Planificação e Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Pedagógica Delegação da Beira, actual Universidade Licungo. Email: hortambo@gmail.com.

Neci da Conceição Nunes Gimo, Universidade Pedagógica de Maputo- Moçambique

Mestranda em Gestão Ambiental na Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente, Universidade Pedagógica de Maputo. Bacharel e Licenciada em Ensino de Geografia pela Universidade Pedagógica de Maputo. Email: necicgimo@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-02-28

Como Citar

Conjo, M. P. F. ., António, A. da L. B. M. ., Momade, A. A. de F. C. L. ., Foquiço , H. L. T. T. ., & Gimo, N. da C. N. . (2021). O PAPEL DAS CONSULTAS PÚBLICAS NA GESTÃO DE RISCOS AMBIENTAIS: UM OLHAR AOS PROJECTOS DE PETRÓLEO E GÁS EM MOÇAMBIQUE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 74–93. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4119