O PAPEL DAS CONSULTAS PÚBLICAS NA GESTÃO DE RISCOS AMBIENTAIS: UM OLHAR AOS PROJECTOS DE PETRÓLEO E GÁS EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Manuel Pastor Francisco Conjo Universidade Federal de Viçosa Minas Gerais
  • Ajosia da Lídia Basílio Muipela António Universidade Pedagógica de Maputo- Moçambique
  • Arlene Atija de Fátima Cebola Lucas Momade Universidade Pedagógica de Maputo- Moçambique
  • Hortência Luísa Tole Tambo Foquiço Universidade Pedagógica de Maputo- Moçambique
  • Neci da Conceição Nunes Gimo Universidade Pedagógica de Maputo- Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4119

Palavras-chave:

Gestão de Riscos. Petróleo e gás.  Consultas Públicas.

Resumo

A indústria do petróleo e gás, desenvolve uma actividade bastante complexa, que para chegar ao seu produto final, diversos riscos são gerados, dentre eles, riscos ambientais. O presente trabalho traz uma reflexão acerca da comunicação de riscos por meio de consultas públicas para a gestão de riscos ambientais, com particular enfoque para os projectos de petróleo e gás em Moçambique. O presente estudo foi realizado por meio de revisão da literatura existente sobre esta temática, e os resultados revelaram que as consultas públicas jogam um papel fundamental na gestão de riscos, uma vez que a comunicação de riscos, por meio de consultas públicas, é reforçada a participação pública nos processos de tomada de decisão, contribuindo na transparência dos processos e na recepcção aberta de opiniões públicas, aspectos fundamentais para a gestão de riscos através do envolvimento de todos os intervenientes. Mas para que as consultas públicas sejam eficazes, devem ser estruturadas para determinados grupos alvos e temáticas específicas, segundo a complexidade do projecto, e por isso recomenda-se a elaboração de instrumentos legais que orientem os processos de consultas públicas específicos para projectos de petróleo e gás offshore (no mar) e onshore (na terra).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Pastor Francisco Conjo, Universidade Federal de Viçosa Minas Gerais

Doutorando em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa Minas Gerais – Brasil. Mestrado em Gestão Ambiental pela Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique. Bacharel e Licenciado em Ensino de Geografia pela Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique. Técnico Superior em Higiene e Segurança no Trabalho e Meio Ambiente pela Ensine Moçambique.   E-mail: m.conjo@hotmail.com.

Ajosia da Lídia Basílio Muipela António, Universidade Pedagógica de Maputo- Moçambique

Mestranda em Gestão Ambiental na Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente, Universidade Pedagógica de Maputo. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Lúrio. Email: amuipela@gmail.com.

Arlene Atija de Fátima Cebola Lucas Momade, Universidade Pedagógica de Maputo- Moçambique

Mestranda em Gestão Ambiental na Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente, Universidade Pedagógica de Maputo. Licenciada em Geografia pela Universidade Eduardo Mondlane. Email: arlenemomade08@gmail.com.

Hortência Luísa Tole Tambo Foquiço , Universidade Pedagógica de Maputo- Moçambique

Mestranda em Gestão Ambiental na Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente, Universidade Pedagógica de Maputo. Profissional de segurança no trabalho, ambiente e qualidade. Consultora e auditoria ambiental, certificação pelo Ministério da Terra e Ambiente. Bacharel e Licenciada em Gestão ambiental, Planificação e Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Pedagógica Delegação da Beira, actual Universidade Licungo. Email: hortambo@gmail.com.

Neci da Conceição Nunes Gimo, Universidade Pedagógica de Maputo- Moçambique

Mestranda em Gestão Ambiental na Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente, Universidade Pedagógica de Maputo. Bacharel e Licenciada em Ensino de Geografia pela Universidade Pedagógica de Maputo. Email: necicgimo@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-02-28

Como Citar

Conjo, M. P. F. ., António, A. da L. B. M. ., Momade, A. A. de F. C. L. ., Foquiço , H. L. T. T. ., & Gimo, N. da C. N. . (2021). O PAPEL DAS CONSULTAS PÚBLICAS NA GESTÃO DE RISCOS AMBIENTAIS: UM OLHAR AOS PROJECTOS DE PETRÓLEO E GÁS EM MOÇAMBIQUE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 74–93. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4119