EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO ANIMADOR TURÍSTICO NA HOTELARIA DA GRANDE FORTALEZA

Autores

  • Ermini Guimarães Cordeiro Universidade Estadual do Ceará
  • Marcel Pereira Pordeus Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3993

Palavras-chave:

Formação continuada. Educação. Animação turística.

Resumo

Este artigo é uma síntese da minha tese de doutorado em Ciências da Educação, pela Universidad Interamericana. Para tanto, permeamos a formação em educação profissional e a análise da definição das competências profissionais necessárias para o exercício profissional do animador turístico na rede hoteleira de Fortaleza, e como constituem o objeto de estudo da presente tese de doutorado em ciências da educação. Estão contemplados no trabalho os aspectos da formação do trabalhador em contexto de mudança tecnológica e a evolução da animação turística, aliados a prática do referido profissional. A presente pesquisa desenvolve e define o perfil do animador turístico, função, os tipos de animação e a formação necessária para desempenhar a profissão com eficiência, consubstanciando as novas dinâmicas do lazer. Esta pesquisa acadêmica foi realizada a partir experiências vivenciadas na rede hoteleira em nível nacional e internacional. A metodologia aplicada foi de cunho qualitativo, definida como estudo de caso, avaliando a animação turística a partir da análise de cinco grandes hotéis ou resorts de Fortaleza. A pesquisa organizou-se em três eixos: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Chegamos a conclusão de que a animação turística, apesar de ser um produto em ascensão no Brasil e especialmente no Ceará, esta apresenta deficiência no tocante a formação do profissional qualificado, capaz de atender a demanda, tornando-se então urgente promover um processo formativo que a contemple continuamente.

Biografia do Autor

Ermini Guimarães Cordeiro, Universidade Estadual do Ceará

Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turístico pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Atualmente é Técnico Em Assuntos Educacionais-Pedagoga do Instituto Federal do Ceará - Reitoria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento. E-mail: danielgc849@gmail.com. 

Marcel Pereira Pordeus, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Graduado em Letras: Português / Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduando em Gestão Pública pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). E-mail: marcel.pordeus@aluno.uece.br. 

Downloads

Publicado

2022-02-02

Como Citar

Cordeiro, E. G. ., & Pordeus, M. P. . (2022). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO ANIMADOR TURÍSTICO NA HOTELARIA DA GRANDE FORTALEZA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1479–1494. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3993