A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Autores

  • Michele Ferreira Faculdade Futura
  • Patrícia Fialho de Oliveira Faculdade Futura
  • Elimeire Alves de Oliveira UNICAMP
  • Ana Paula Rodrigues Faculdade Futura
  • Tiago Moreno Lopes Roberto FAMERP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2369

Palavras-chave:

Surdez. Formação docente. Inclusão.

Resumo

Por muito tempo os surdos sofreram grande preconceito e foram excluídos de vários direitos, inclusive do atendimento escolar. Com o passar do tempo houve um avanço nas legislações. A Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96 trouxe a obrigatoriedade de todos os alunos serem atendidos preferencialmente na rede regular de ensino, incluindo os surdos. No entanto, eles ainda encontram muitas barreiras e uma delas é a falta de formação docente adequada para atendê-los na rede regular de ensino. Assim, este trabalho teve como objetivo geral fazer uma problematização acerca da formação docente para o atendimento do aluno surdo na rede regular de ensino. Para tanto, valeu-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, além de uma entrevista estruturada, cujo objetivo é verificar levantamento se essa disciplina era contemplada na matriz curricular dos cursos de formação docente. Esse intento foi plenamente atingido, na medida que demonstrou que há a presença de alunos surdos na escola regular, mas que os docentes ainda não se sentem preparados para acolhê-los, indicando a importância de sua formação adequada para atender e incluir esses alunos.

Biografia do Autor

Michele Ferreira, Faculdade Futura

Graduada de Pedagogia pela Faculdade Futura. E-mail: ferreiramichele565@gmail.com.

Patrícia Fialho de Oliveira, Faculdade Futura

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Futura. E-mail: patriciasccp1910@gmail.com.

Elimeire Alves de Oliveira , UNICAMP

Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia na Faculdade Futura. E-mailelimeire@faculdadefutura.com.br. Graduada em Direito (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV) Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP).

Ana Paula Rodrigues, Faculdade Futura

Graduada em Educação Física, Pedagogia e Administração, Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade e Doutorado em Educação, Diretora da Faculdade Futura E-mail: diretoria@faveni.edu.br.

Tiago Moreno Lopes Roberto, FAMERP

Graduado em Psicologia (UNIFEV) Mestre em Psicologia e Saúde (FAMERP) Especialista em Saúde Mental, Professor (UNIRP) e Gestor de Políticas Acadêmicas (FUTURA) E-mail: tiagomorenolopes@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-10-06

Como Citar

Ferreira, M. ., Oliveira, P. F. de ., Oliveira , E. A. de ., Rodrigues, A. P. ., & Roberto, T. M. L. . (2021). A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1409–1425. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2369