DIFICULDADES, LIMITES E POSSIBILIDADES: REPENSANDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATENDER OS ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR
doi.org/10.29327/4429217
Palavras-chave:
Formação. Professor. Alunos. Surdos. Inclusão.Resumo
Este artigo teve como objetivo pensar acerca das questões que sinalizam para as formas de trabalho do professor na educação de alunos surdos. Este estudo buscou destacar a importância da formação docente, as dificuldades encontradas pelos mesmos, a inclusão escolar, a surdez e as práticas educacionais. O artigo teve como abordagem diversos autores como (BUENO, 1998), (MANTOAN, 2001), (SACKS, 1989) e (STAINBACK e STAINBACK, 1999). O referido estudo foi bibliográfico, e apresenta reflexões sobre o desafio da formação de professores para a educação inclusiva, pois, entendeu-se por formas acerca do docente os modos de realização de um trabalho particular, o ensino, portanto pedagógico, que se realiza por meio das ações e das opções de como ensinar, sobre como o aluno aprende, a concepção de sujeito, assim como as expectativas a respeito do futuro desses alunos. Logo, pretendeu-se contribuir para a compreensão de que a inclusão dos alunos com surdez a partir do reconhecimento da igualdade, de valores, de direitos e de atitudes que reflitam coerência entre o que se diz e se faz. Em outras palavras, o estudo demonstrou que os docentes precisam modificar suas práticas educacionais e que busquem capacitação para receber os alunos em salas de aulas regulares, independente de suas condições, enfim de todos que estão em busca de desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição CC BY