DIFICULDADES, LIMITES E POSSIBILIDADES: REPENSANDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATENDER OS ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR
doi.org/10.29327/4429217
Palabras clave:
Formação. Professor. Alunos. Surdos. Inclusão.Resumen
Este artigo teve como objetivo pensar acerca das questões que sinalizam para as formas de trabalho do professor na educação de alunos surdos. Este estudo buscou destacar a importância da formação docente, as dificuldades encontradas pelos mesmos, a inclusão escolar, a surdez e as práticas educacionais. O artigo teve como abordagem diversos autores como (BUENO, 1998), (MANTOAN, 2001), (SACKS, 1989) e (STAINBACK e STAINBACK, 1999). O referido estudo foi bibliográfico, e apresenta reflexões sobre o desafio da formação de professores para a educação inclusiva, pois, entendeu-se por formas acerca do docente os modos de realização de um trabalho particular, o ensino, portanto pedagógico, que se realiza por meio das ações e das opções de como ensinar, sobre como o aluno aprende, a concepção de sujeito, assim como as expectativas a respeito do futuro desses alunos. Logo, pretendeu-se contribuir para a compreensão de que a inclusão dos alunos com surdez a partir do reconhecimento da igualdade, de valores, de direitos e de atitudes que reflitam coerência entre o que se diz e se faz. Em outras palavras, o estudo demonstrou que os docentes precisam modificar suas práticas educacionais e que busquem capacitação para receber os alunos em salas de aulas regulares, independente de suas condições, enfim de todos que estão em busca de desenvolvimento.
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