AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA E SUA REPERCUSSÃO NO CHÃO DA ESCOLA

Autores

  • Iara Holanda Machado Universidade Estadual do Ceará
  • Marcel Pereira Pordeus Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2327

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Avaliação Externa. Repercussão na Escola.

Resumo

O tema Avaliação é um dos mais discutidos entre os pesquisadores e os profissionais da educação. Por muito tempo discutia-se, apenas, sobre as avaliações realizadas na escola, isso é, a avaliação da aprendizagem. Esse cenário foi modificado a partir da década de 1990, quando as discussões sobre avaliação externa ganharam centralidade nas agendas governamentais, tornando-se, também, foco de muitos estudos acadêmicos. Nesse estudo, buscou-se refletir sobre o papel que as avaliações têm assumido no contexto escolar brasileiro, destacando possíveis avanços, limites e os efeitos práticos na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, baseada, fundamentalmente, em estudos que tratam dessa temática, a exemplo de Frigotto, Fonseca, Cassasus, dentre outros e de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados da pesquisa apontaram para a seguinte compreensão: visto que o sistema cobra resultados, é necessária uma mudança na forma de planejar e executar o trabalho docente na escola. O planejamento deve incorporar as matrizes de referência exigidas nas avaliações externas, possibilitando aos educandos o desenvolvimento das habilidades necessárias e, assim, alcançar melhores resultados.

Biografia do Autor

Iara Holanda Machado, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1988). Tem experiência na área de matemática, com ênfase em álgebra. E-mail: ihmac@yahoo.com.br.

Marcel Pereira Pordeus, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. E-mail: marcel.pordeus@aluno.uece.br.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Machado, I. H. ., & Pordeus, M. P. . (2021). AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA E SUA REPERCUSSÃO NO CHÃO DA ESCOLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1258–1268. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2327