IMPLICAÇÕES DA AVALIAÇÃO EXTERNA NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR E NO TRABALHO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10772Palavras-chave:
Políticas Curriculares. Avaliação externa. Formação de Professores. Trabalho Docente.Resumo
O presente estudo é fruto do recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizado na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no curso de Pedagogia. Neste sentido, tem o objetivo de apresentar uma análise das implicações da avaliação externa no desenvolvimento curricular e no trabalho docente. A reflexão se pauta no referencial teórico de Jallade, Dias e Lopes, que investigam o campo do currículo e o entendem enquanto política de significações. Se, por um lado, o currículo é foco central da reforma, nem sempre é destacado o trabalho do professor no desenvolvimento curricular, acarretando um papel prescritivo. Observamos como a produção de políticas de avaliação tentam controlar o currículo da escola básica e da formação (inicial e continuada) do professor e sua atuação docente. Os modelos de avaliação externa e gestão gerencialista buscam o resultado da instrução e não o processo da educação, tornando-a assim mercadoria e o aluno produto. Apontamos como colaboração que a ênfase na avaliação tem afetado a produção curricular nas escolas e no trabalho do professor, levando assim, a maior valorização de resultados nos testes de desempenho dessas avaliações de larga escala ao invés de enfocar no processo de ensino-aprendizagem.
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