IMPLICAÇÕES DA AVALIAÇÃO EXTERNA NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR E NO TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Ana Carolina dos Santos Moreira Conceição  Placido Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10772

Palavras-chave:

Políticas Curriculares. Avaliação externa. Formação de Professores. Trabalho Docente.

Resumo

O presente estudo é fruto do recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizado na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no curso de Pedagogia. Neste sentido, tem o objetivo de apresentar uma análise das implicações da avaliação externa no desenvolvimento curricular e no trabalho docente. A reflexão se pauta no referencial teórico de Jallade, Dias e Lopes, que investigam o campo do currículo e o entendem enquanto política de significações. Se, por um lado, o currículo é foco central da reforma, nem sempre é destacado o trabalho do professor no desenvolvimento curricular, acarretando um papel prescritivo. Observamos como a produção de políticas de avaliação tentam controlar o currículo da escola básica e da formação (inicial e continuada) do professor e sua atuação docente. Os modelos de avaliação externa e gestão gerencialista buscam o resultado da instrução e não o processo da educação, tornando-a assim mercadoria e o aluno produto. Apontamos como colaboração que a ênfase na avaliação tem afetado a produção curricular nas escolas e no trabalho do professor, levando assim, a maior valorização de resultados nos testes de desempenho dessas avaliações de larga escala ao invés de enfocar no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Ana Carolina dos Santos Moreira Conceição  Placido, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.ANO DE CONCLUSÃO: 2019. Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional pela União Brasileira de Faculdades – UniBF, ANO DE CONCLUSÃO: 2022. Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil, Anos Iniciais e Neuropsicopedagogia – UniBF, ANO DE CONCLUSÃO: 2022. 

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Publicado

2023-08-29

Como Citar

Placido, A. C. dos S. M. C. (2023). IMPLICAÇÕES DA AVALIAÇÃO EXTERNA NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR E NO TRABALHO DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 1780–1792. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10772