O FUTEBOL DE CAMPO COMO MEIO DE DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO, ATRAVÉS DA INCLUSÃO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20422

Palavras-chave:

Futebol de Campo. Desenvolvimento Psicológico. Inclusão Social.

Resumo

Esse artigo buscou aliar a ciência desportiva com a ciência da mente, discutindo suas importâncias e tendo como objetivo analisar o futebol de campo enquanto ferramenta eficaz para o desenvolvimento psicológico e a inclusão social. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica, fundamentada em autores da psicologia do esporte. Os resultados evidenciam que o futebol ultrapassa o caráter competitivo, configurando-se como um espaço favorável ao fortalecimento emocional, ao desenvolvimento da autoestima e a construção de valores como cooperação, respeito, disciplina e senso de pertencimento. Além disso, o esporte  mostra-se acessível e democrático, promovendo a integração de indivíduos provenientes de diferentes contextos sociais e contribuindo significativamente para a diminuição da exclusão social. Dessa forma, o futebol exerce um papel relevante tanto no crescimento individual dos praticantes quanto na promoção de transformações sociais concretas. Portanto, o esporte, especialmente o futebol de campo, deve ser reconhecido como um recurso educativo, inclusivo e integrador, capaz de estimular o desenvolvimento humano e fortalecer os vínculos comunitários em diversas realidades sociais.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Carlos de Souza Braga, Univass-RJ

Graduação em gestão pública (Universidade estácio de SÁ-RJ-2022) Discente em psicologia (Univass-RJ) ORCID 0009-0001-3479-8423. 

Anderson da Silva Souza, Univass-RJ

Mestrado em ciencias de la educación (Universidad americana-py-2017/ revalidado pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP)-RJ) Docente em educação física (Univass-RJ) ORCID 0009-0000-4010-9703.

Carlos Eduardo Werneck de Souza, Univass-RJ

Graduação em educação física (Univass-RJ-2023) Docente em educação física (Secretaria municipal de Esportes- Vassouras-RJ) ORCID 0009-0006-4528-8564. 

Deodato Alves Ferreira Filho, Univass-RJ

Mestrado em psicologia (Universidade Católica de petrópolis- (UCP-RJ)- 2023/ Docente em educação física e psicologia (Univass-RJ) ORCID 000-0002-7614-9544.

Ricardo Augusto Peres de Souza, Univass-RJ

Graduação em educação física (Univass-RJ-2024) Docente em educação física (Univass-RJ) Orcid 0009-0001-4497-331X.

Sueli Barbosa Alves, SEEDUC-RJ

Mestrado em ciências da atividade física (Universidade salgado de oliveira-RJ-2022) Docente em educação física (secretaria estadual de educação-SEEDUC-RJ) ORCID 0000-0003-2622-3985.

Downloads

Publicado

2025-07-22

Como Citar

Braga, L. C. de S., Souza, A. da S., Souza, C. E. W. de, Ferreira Filho, D. A., Souza, R. A. P. de, & Alves, S. B. (2025). O FUTEBOL DE CAMPO COMO MEIO DE DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO, ATRAVÉS DA INCLUSÃO SOCIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2276–2288. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20422