OS BENEFÍCIOS DA AVALIAÇÃO POSTURAL PARA PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS CORRETIVOS EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO

Autores

  • Lucas da Costa Martins Universidade de Vassouras
  • Thiago José de Oliveira Universidade de Vassouras
  • Anderson da Silva Souza Universidade de Vassouras
  • Wallace José Chicarino Oliveira Junior Universidade de Vassouras
  • Roberto Cesar Pereira da Motta Universidade de Vassouras
  • Iberico Alves Fontes Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.12686

Palavras-chave:

Avaliação postural. Exercícios corretivos. Prescrição de exercícios. Postura. Academia. Movimento. Treinamento resistido. Musculação.

Resumo

A postura corporal é uma relação dinâmica em que as partes do corpo, principalmente os músculos esqueléticos, se adaptam em resposta a estímulos recebidos. Ultimamente, tem sido foco de preocupação crescente, principalmente quando se leva em consideração o estilo de vida e a prática de atividade física, uma vez que pode causar comorbidades crônicas e incapacidades. Em especial das alterações na composição corporal que é determinante na saúde, diversos fatores influenciam no desenvolvimento, como a hereditariedade e carga genética(que é a diferença entre aptidão de um genótipo médio em uma população e a aptidão de alguns genótipo...),mas principalmente o ambiente que o circunda, O objetivo desse trabalho foi detectar alterações posturais de praticantes de academia com o intuito de traçar um perfil de possíveis alterações na composição esquelética.

Biografia do Autor

Lucas da Costa Martins, Universidade de Vassouras

Graduado do Curso de Educação Física Universidade de Vassouras.

Thiago José de Oliveira, Universidade de Vassouras

Mestre em Ciências da Saúde, Universidade de Vassouras, Docente do curso de Educação Física Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Anderson da Silva Souza, Universidade de Vassouras

Especialização em Treinamento Desportivo, FIJ Faculdades Integradas Jacarepaguá, Docente do curso de Educação Física Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Wallace José Chicarino Oliveira Junior, Universidade de Vassouras

Mestre em Ciências da Saúde, Universidade de Vassouras, Docente do curso de Educação Física Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Roberto Cesar Pereira da Motta, Universidade de Vassouras

Especialização Fisiologia Geral e Avaliação Funcional, FAMATH, Docente do curso de Educação Física Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Iberico Alves Fontes, Universidade de Vassouras

Mestre em Ciências da Atividade Física, Universidade Salgado de Oliveira, Docente do curso de Educação Física Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-25

Como Citar

Martins, L. da C., Oliveira, T. J. de, Souza, A. da S., Oliveira Junior, W. J. C., Motta, R. C. P. da, & Fontes, I. A. (2024). OS BENEFÍCIOS DA AVALIAÇÃO POSTURAL PARA PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS CORRETIVOS EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 2265–2272. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.12686